A rede estadual de ensino de São Paulo iniciou um projeto experimental para usar inteligência artificial (IA) na correção de lições de casa.
A iniciativa, anunciada pela Secretaria da Educação, busca avaliar o desempenho de cerca de 5% das atividades realizadas por alunos do oitavo ano do ensino fundamental e da primeira série do ensino médio, por meio da plataforma digital TarefaSP.
![[Tags] ia_educacao Governo de SP testa uso de IA na correção de lições escolares](https://olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2025/05/ia_educacao.avif)
De acordo com o secretário estadual da Educação, Renato Feder, o objetivo é oferecer um retorno mais ágil aos estudantes e aliviar parte da carga de trabalho dos professores — sem abrir mão do acompanhamento humano.
“Na redação é sempre revisado. O professor vê o que a inteligência artificial disse sobre a redação do aluno e, depois, dá a devolutiva. Já na lição de casa, não. Ela vai direto. Porque a gente está testando, é um volume pequeno. São cerca de 5% dos exercícios”, explicou Feder ao g1.
A ferramenta, que não influenciará as notas durante a fase de testes, vai atuar como uma espécie de assistente virtual para a correção de questões dissertativas. As disciplinas inicialmente contempladas são: língua portuguesa, matemática, ciências, química, física, geografia e história.
Como funciona a correção por IA
- A dinâmica do sistema é simples, mas inovadora;
- As questões são elaboradas conforme os conteúdos trabalhados em sala de aula e disponibilizadas na TarefaSP, plataforma digital lançada em 2023 e utilizada a partir do sexto ano do fundamental. Após o aluno finalizar a tarefa, sua resposta entra em uma fila de correção automatizada;
- A IA, então, compara a resposta do estudante com o gabarito ideal definido por especialistas da própria secretaria;
- Com base nisso, classifica a resposta como correta, parcialmente correta ou incorreta — e ainda gera breve comentário explicativo. Em seguida, o próprio aluno pode avaliar o feedback oferecido pelo sistema.
A proposta visa, segundo a Secretaria, estimular o desenvolvimento de habilidades discursivas e proporcionar devolutiva imediata, que ajude os estudantes a compreenderem melhor os próprios erros e acertos. Ao mesmo tempo, os professores continuam com acesso às respostas e podem complementar a análise com observações próprias.
Leia mais:
- Inteligência artificial: conheça os pontos negativos e perigos da IA
- 5 melhores cursos de IA para iniciantes
- IA desmascara supostos vestígios de água em Marte
Especialistas pedem cautela
Apesar do entusiasmo em torno da inovação, especialistas recomendam cuidado. Claudia Costin, ex-diretora global de educação do Banco Mundial, destaca, ao g1, a importância de avaliar, cuidadosamente, os impactos da tecnologia na aprendizagem dos estudantes. Para ela, a IA pode ser uma aliada importante, mas é essencial que seu uso seja ético e supervisionado.
“É um instrumento. Ele pode ser bem ou mal usado. Nossos alunos, especialmente de educação básica, vão viver em um mundo em que a IA está muito presente. Então, [precisam] aprender a pesquisar por meio de IA e facilitar a vida do professor na correção de trabalhos. Se não usar de uma maneira ética, teremos problemas. Educar para valores continua sendo muito importante, especialmente com ferramentas como essa”, alertou.
![[Tags] ia_educacao Governo de SP testa uso de IA na correção de lições escolares](https://olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2025/05/robo_crianca-1024x594.jpg)
Sem data para conclusão
Ainda sem prazo definido para encerramento, o piloto será monitorado nos próximos meses. A intenção do governo estadual é coletar dados, ouvir professores e escolas e, com base nos resultados, decidir sobre possível ampliação do uso da ferramenta em toda a rede pública.
O post Governo de SP testa uso de IA na correção de lições escolares apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions