Google Play Commerce preveniu prejuízo de US$ 2 bilhões em fraudes

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O Google Play Commerce evitou mais de US$ 2 bilhões em transações fraudulentas e abusivas em 2022, conforme publicado em artigo de Sheenam Mittal, Gerente de Produto do Google Play. O serviço permite a monetização de aplicativos em grande escala e a transação segura entre usuários e desenvolvedores.

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Funcionamento do Play Commerce

O Play Commerce permite a monetização dos aplicativos e jogos disponíveis no Google Play em grande escala. Assim, os desenvolvedores podem lançar seus produtos em mais de 170 mercados em que o aplicativo está presente, sem necessidade de terem uma plataforma própria de comércio global.

Além do lançamento internacional, o Play Commerce garante que os usuários e desenvolvedores tenham um canal seguro para realizar as transações. Para os clientes, o serviço disponibiliza formas de pagamento confiáveis para a compra de produtos e conteúdos digitais; para os criadores, formas de prevenir fraudes e abusos.

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Fraudes no serviço

Como o artigo de Sheenam Mittal aponta, a ferramenta do Google preveniu golpes de cerca de US$ 2 bilhões. Ele exemplifica como a fraude funciona.

Por exemplo, eles (usuário mal-intencionados) podem tentar comprar um item em seu aplicativo com uma forma de pagamento comprometida, ou solicitar o reembolso de uma compra no aplicativo que já foi consumida ou vendida, ou usar cartões-presente fraudulentos para compras. Quando uma tentativa combinada ou coordenada é realizada por pessoas mal-intencionadas, isso pode resultar em abuso em larga escala em seu aplicativo. 

Sheenam Mittal

Para o Gerente de Produto do Google Play, prevenir essas ações fraudulentas requer “uma abordagem abrangente”, que une soluções automatizadas a diversas ferramentas de monitoramento interno. Tudo isso, combinado com experiência humana.

Como o Play Commerce se protegeu de fraudes

  • O artigo afirma que a assimetria de informações entre o Google Play e os desenvolvedores dos aplicativos é um dos pontos explorados pelas pessoas “mal-intencionadas”.
  • As soluções usadas pelo serviço para lidar com isso são os recursos de API de compras anuladas e a ID de conta ofuscada.
  • Segundo Mittal, 70% dos 200 principais desenvolvedores de monetização usam essas soluções para reduzir e prevenir fraudes nos aplicativos.
  • A API de compras anuladas emite uma lista de pedidos no aplicativo para cada usuário; é possível implementar uma revogação que impede o internauta de acessar os produtos dos pedidos anulados.
  • A ID de conta ofuscada auxilia o Google Play a identificar transações fraudulentas, como muitos dispositivos comprando em uma mesma conta em pouco tempo.

Com informações de Android Developers Blog.

Imagem: Rawpixel.com (Shutterstock)

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