Google Cloud Next 2024: Novo Gemini e mais são anunciados hoje

2
Captura de tela do Google Vids, anunciado no Google Cloud Next 2024
Anúncio Patrocinado


O evento Cloud Next 2024, da divisão de nuvem do Google, acontece em Las Vegas até esta quinta-feira (11). Até o momento, a big tech anunciou recursos novos de inteligência artificial (IA) para suas principais ferramentas – Gmail e Docs, por exemplo – e novos serviços.

Leia mais:

  • Google revela novo chip de IA para data centers
  • Como usar o Gemini em celulares Android?
  • Gemini vs ChatGPT: qual inteligência artificial é melhor?

Entre esses serviços novos, os destaques foram modelos de IA capazes de gerar imagens e vídeos, além de uma plataforma para criação de assistentes virtuais personalizáveis.

Google Cloud Next 2024: principais novidades

Confira abaixo um resumo das principais novidades anunciadas pelo Google no Cloud Next 2024 (até o momento):

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Google Vids

(Imagem: Google Cloud)

Como o nome sugere, o Google Vids gera vídeos por meio de IA generativa – tecnologia por trás do Gemini, por exemplo; é aquela tecnologia que transforma uma coisa (comandos de texto, geralmente) em outra. 

A nova ferramenta é a adição mais recente ao Google Workspace – espécie de Office da empresa. Segundo o Google, os usuários podem fazer vídeos ao lado de outras ferramentas do Workspace, como Docs e Planilhas. E também dá para colaborar com colegas em tempo real dentro do Google Vids.

Vertex AI Agent Builder

O Vertex AI Agent Builder do Google é uma ferramenta pensada para ajudar as empresas a construir agentes de IA – como se fossem robozinhos virtuais. Ou bots, se preferir.

“O Vertex AI Agent Builder permite que as pessoas construam agentes conversacionais de forma muito fácil e rápida”, disse Thomas Kurian, CEO do Google Cloud. “Você pode construir e implantar agentes conversacionais alimentados por IA generativa prontos para produção e instruí-los e guiá-los da mesma forma que faz com humanos para melhorar a qualidade e a correção das respostas dos modelos.”

Para fazer isso, a empresa utiliza um processo chamado “grounding”, no qual as respostas são vinculadas a algo considerado uma fonte confiável. Neste caso, a empresa confia no seu mecanismo de busca (bem consolidado, diga-se).

Gemini 1.5 Pro

Destaque-Celular-Gemini-Google-1024x576 Google Cloud Next 2024: Novo Gemini e mais são anunciados hoje
(Imagem: rafares/Shutterstock)

A atualização do Google para o Gemini 1.5 Pro dá ao modelo a capacidade de “ouvir”. O modelo agora pode escutar arquivos de áudio carregados e extrair informações de teleconferências de resultados ou áudio de vídeos, por exemplo, sem a necessidade de recorrer a um transcript.

O Google também anunciou que seu modelo de IA generativa “mais capaz” agora está disponível em prévia pública exclusivamente no Vertex AI, plataforma de desenvolvimento de IA da big tech com foco empresarial. 

Esta nova versão do Gemini Pro, que se supõe ser o modelo “peso médio” da família Gemini, já supera em desempenho o modelo maior e mais poderoso, Gemini Ultra. O Gemini 1.5 Pro pode entender instruções complicadas e elimina a necessidade de ajuste fino dos modelos, afirma o Google.

Gemini na programação e em bancos de dados

O Gemini Code Assist é uma ferramenta do Google para conclusão e assistência de código com foco empresarial alimentada por IA. Conforme apontado pelo TechCrunch, “o Google anteriormente ofereceu um serviço similar sob a marca agora extinta Duet AI.” Então veio o Gemini. Agora, o Code Assist vem como concorrente direto do Copilot Enterprise do GitHub (lembrete: Copilot é da Microsoft, concorrente do Google).

Já o Gemini in Databases é uma coleção de recursos que “simplificam todos os aspectos da jornada do banco de dados”, segundo o Google. Traduzindo: é um conjunto de ferramentas para desenvolvedores alimentadas por IA. O conjunto é voltado para clientes do Google Cloud que criam, monitoram e migram bancos de dados de aplicativos.

Google Workspace

Destaque-Celular-Gemini-Google-1024x576 Google Cloud Next 2024: Novo Gemini e mais são anunciados hoje
(Imagem: monticello/Shutterstock)

Entre os novos recursos para o “Office do Google” estão comandos de voz para iniciar o recurso baseado em IA “Ajude-me a escrever” no Gmail. O serviço também recebeu uma maneira de transformar (rápido) rascunhos de e-mail numa versão mais polida. 

O Planilhas ganhou um alerta personalizável quando um determinado campo mudar. Enquanto isso, um novo conjunto de modelos facilita o início de uma nova planilha. Já o Docs recebeu suporte para abas. Assim, o usuário pode “organizar informações num único documento em vez de vincular a vários documentos ou pesquisar no Drive”, segundo o Google.

Além disso, o Google aparentemente planeja monetizar duas de suas novas funcionalidades de IA para o Google Workspace. Uma delas é o complemento para reuniões e mensagens que anota, resume e traduz conteúdos para 69 idiomas. O outro é voltado para segurança, ajudando administradores a manter o conteúdo do Google Workspace mais protegido.

Imagen 2

O Imagen 2, tecnologia de conversão de texto em imagem do Google Cloud com foco mais empresarial, ganhou um recurso capaz de gerar imagens animadas (GIFs, por exemplo) com filtros de segurança e marcas d’água digitais.

Além disso, o modelo terá inpainting e outpainting, que permitem aos usuários adicionar ou remover elementos das imagens. O Google também disponibilizou seu recurso de marca d’água digital SynthID em todas as imagens criadas através dos modelos Imagen. O SynthID adiciona uma marca d’água invisível ao observador nas imagens que marca sua proveniência quando visualizada por uma ferramenta de detecção.

IA em ferramentas de segurança

Destaque-Celular-Gemini-Google-1024x576 Google Cloud Next 2024: Novo Gemini e mais são anunciados hoje
(Imagem: NicoElNino/Shutterstock)

O Google entrou para o grupo de empresas produtoras de ferramentas de segurança alimentadas por IA generativa. A big tech anunciou uma série de novos produtos e recursos voltados para outras grandes empresas. 

Entre as novidades, está o Threat Intelligence, capaz de analisar grandes partes de código possivelmente malicioso. Também permite que usuários pesquisem em linguagem natural por ameaças em andamento ou indicadores de comprometimento. 

Outra novidade é o Chronicle, oferta de telemetria de cibersegurança do Google para clientes de nuvem. Seu objetivo é ajudar em investigações relacionadas à cibersegurança. 

Por fim, a empresa anunciou o conjunto de cibersegurança empresarial e gestão de riscos Security Command Center.

Ferramentas de código aberto

No Google Cloud Next 2024, a empresa estreou uma série de ferramentas de código aberto voltadas principalmente para apoiar projetos e infraestrutura de IA generativa. Uma delas é a Max Diffusion, coleção de implementações de referência de vários modelos de difusão que funcionam em dispositivos XLA, ou Álgebra Linear Acelerada. Depois, vem o Jetstream, novo motor para executar modelos de IA generativa. Por fim, o MaxTest, coleção de modelos de IA geradores de texto direcionados para TPUs e GPUs Nvidia na nuvem.

Axion

Destaque-Celular-Gemini-Google-1024x576 Google Cloud Next 2024: Novo Gemini e mais são anunciados hoje
(Imagem: IM Imagery/Shutterstock)

Por ora, não se sabe muito sobre este. O que se sabe é: o Google Cloud anunciou seu primeiro processador Arm customizado, batizado de Axion. 

Baseado nos designs Neoverse 2 da Arm, o Google afirma que suas instâncias Axion oferecem desempenho 30% melhor do que outras instâncias baseadas em Arm de concorrentes como AWS (nuvem da Amazon) e Microsoft e até 50% melhor desempenho e 60% melhor eficiência energética do que instâncias baseadas em X86 comparáveis.

O post Google Cloud Next 2024: Novo Gemini e mais são anunciados hoje apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions