Funcionários da xAI protestam contra uso de imagem para treinar IA

4
Página do Grok em um smartphone
Anúncio Patrocinado


A xAI, startup de inteligência artificial de Elon Musk, tem enfrentado resistência interna após solicitar que seus funcionários gravassem vídeos de si mesmos expressando emoções para treinar o modelo Grok.

O projeto, chamado internamente de “Skippy”, mobilizou mais de 200 colaboradores em abril, pedindo que simulassem conversas e registrassem expressões faciais.

Projeto interno da startup obrigou equipe a gravar expressões faciais e conversas pessoais (Imagem: Bangla press/Shutterstock)

Funcionários tiveram de assinar documento que cede direitos sobre imagens

  • A iniciativa visava ensinar a IA a interpretar emoções humanas com maior naturalidade. No entanto, gerou desconforto entre os participantes.
  • Mensagens internas obtidas pelo Business Insider revelam que muitos funcionários ficaram apreensivos com o uso das imagens e a extensão dos direitos cedidos à empresa.
  • Antes da gravação, os participantes precisavam assinar um termo concedendo à xAI o direito perpétuo de uso de sua imagem para fins de treinamento e até para promoção de produtos comerciais — o que gerou controvérsia.
  • Apesar de a empresa prometer que os rostos não seriam usados diretamente em versões digitais de pessoas, muitos optaram por não participar.

Leia mais:

  • Elon Musk “turbinou” X com recursos da xAI; valeu a pena?
  • Grok: como acessar e usar a inteligência artificial do X (antigo Twitter)
  • Grok, o chatbot de Elon Musk, pode ganhar uma versão gratuita
xai_elon_musk-e1716818220116-1024x577 Funcionários da xAI protestam contra uso de imagem para treinar IA
Termo dava à empresa direito perpétuo de uso dos dados, gerando desconforto e recusas. (Imagem: Angga Budhiyanto/Shutterstock)

Preocupações sobre uso indevido

Entre as preocupações, estavam o uso indevido da imagem e a possibilidade de que avatares realistas — como os lançados recentemente pela xAI, que causaram polêmica por flertar e ameaçar usuários — tenham sido inspirados nos vídeos internos.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

A empresa, que também orientou os funcionários a simular conversas íntimas e polêmicas, ainda não comentou o caso publicamente.

xai_elon_musk-e1716818220116-1024x577 Funcionários da xAI protestam contra uso de imagem para treinar IA
Startup de Elon Musk usa imagens de funcionários da xAI para dar emoções ao Grok, mas gera desconforto interno (Imagem: Sina Salehian/Shutterstock)

O post Funcionários da xAI protestam contra uso de imagem para treinar IA apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions