Na última quarta-feira, a nova camisa 2 do Flamengo, que apresenta o símbolo do remo do clube, foi revelada nas redes sociais. O escudo do remo do Flamengo tem data de 1895, sendo mais antigo que o futebol do Rubro-Negro, iniciado em 1912. De tempos em tempos, diversos clubes do Brasil aparecem com escudos especiais ou antigos em suas camisas de jogo. Com mote neste tema, o Blog Segunda Pele recorda outras camisas de times brasileiros que “voltaram no tempo” em seus símbolos. Confira abaixo.
USO DO SÍMBOLO NÃO É INÉDITO
Em 1995, ano do centenário do Flamengo, o clube lançou duas camisas com o símbolo do remo. A primeira camisa tinha o desenho conhecido como “Papagaio de Vintém”, igual ao usado no primeiro jogo do futebol do Fla.
No mesmo ano, o Flamengo também lançou uma camisa com suas cores originais, dos primórdios no remo: azul e ouro, com detalhes em preto e vermelho na bandeira. Somente em 1898 que o Flamengo passou a ser apenas vermelho e preto.
Em 2010, o Fla lançou outra camisa em azul e ouro, com o símbolo do remo. A peça foi alvo de críticas e ganhou de alguns torcedores o apelido de “Camisa do Tabajara”, em referência ao uniforme do time fictício do programa “Casseta & Planeta, Urgente!”.
PALMEIRAS
As camisas 1, 2 e 3 lançadas na coleção 2017/2018 tinham símbolo de 1942, quando o clube precisou trocar o nome de Palestra Itália para Palmeiras. Foi o primeiro símbolo do Alviverde com o nome Palmeiras.
CRUZEIRO
O Cruzeiro também já se chamou Palestra Itália e o monograma dos anos 20 e 30, quando a Raposa ainda tinha seu primeiro nome, foi usado na camisa 3 de 2011, em verde. A camisa de goleiro da coleção, na cor branca, também recebeu o mesmo símbolo.
O monograma faz parte do segundo símbolo da história do clube.
Dois anos antes, em 2009, a Raposa lançou camisa 3 com o primeiro símbolo do clube no lado direito e o símbolo atual no lado esquerdo.
CORINTHIANS
A camisa comemorativa do centenário do Corinthians, em 2010, resgatou o primeiro símbolo do clube e a cor bege, usada nos primeiros uniformes do Timão.
ATLÉTICO-MG
O Galo fez 100 anos em 2008 e os uniformes 1, 2 e 3 daquele ano resgataram o primeiro símbolo do clube. A camisa 3 ganhou listras douradas.
No entanto, o mesmo escudo já tinha reaparecido em 1996. Na época, o clube usou o símbolo em camisa especial com os anos de suas conquistas do Campeonato Mineiro escritos em linhas horizontais. A peça é inspirada em uniforme azul e branco criado em 1994 pelo Manchester United. Ambos os clubes eram vestidos pela Umbro. No caso do United, porém, o que estava escrito eram os nomes de jogadores campeões pelo clube.
BOTAFOGO
No ano do centenário do futebol do clube, em 1904, o Alvinegro lançou camisa com o símbolo do Botafogo Football Club, que em 1942 fez fusão com o Club de Regatas Botafogo, dando origem ao Botafogo de Futebol e Regatas. A camisa foi usada em amistoso contra o Grêmio, que tinha completado 100 anos em 2003.
GRÊMIO
O Grêmio, no amistoso citado acima, também jogou com uma camisa retrô, recordando o primeiro uniforme e o primeiro símbolo do clube. Grêmio e Botafogo tinham a mesma fornecedora de material esportivo, a Kappa.
FLUMINENSE
Em seu aniversário de 110 anos de fundação, o Fluminense lançou uma camisa especial nas cores cinza e branca. A peça, inspirada nos uniformes do clube em 1903 e 1904, tinha a utilização do primeiro escudo do clube.
VASCO
Em 2010, o Vasco lançou uma camisa um símbolo clássico, a Cruz de Cristo. O primeiro escudo do Vasco, criado em 1903, tinha uma Cruz de Cristo na caravela, à semelhança do que acontecia nas caravelas da época dos descobrimentos. Alguns anos depois, a Cruz de Cristo foi substituída pela Cruz de Malta.
Em 2012, o símbolo com a Cruz de Cristo voltou a aparecer, desta vez em uma camisa azul.
AVAÍ
A camisa 3 do Avaí resgatou o primeiro escudo do clube, fundado em 1923. O clube surgiu com o nome de Avahy Foot-ball Club.
SPORT
Para celebrar seus 110 anos, o Sport resgatou seu primeiro símbolo em camisa especial, que era inspirada nos uniformes do clube nas décadas de 20 e 30.
CEARÁ E FORTALEZA
Ceará e Fortaleza se enfrentaram com camisas especiais no dia 10 deste mês. As peças foram lançadas por conta de o jogo, válido pelo Campeonato Cearense, ter sido o primeiro do ano de centenário do “Clássico-Rei”. A camisa do Ceará celebra, além do centenário do clássico, os 100 anos do pentacampeonato estadual do clube, conquistado de 1915 a 1919. A peça conta com escudo da época.
Já camisa do Fortaleza é uma releitura de modelo usados nos anos 20, também com o símbolo da época.