Físicos da Universidade de Paderborn, na Alemanha, desenvolveram um novo design de células solares mais eficientes. A equipe usou uma fina camada de tetraceno, tipo de semicondutor orgânico molecular, para ampliar a capacidade das células. Os resultados foram publicados na revista Physical Review Letters.
Entenda:
- Físicos da Universidade de Paderborn, na Alemanha, criaram um novo projeto de células solares mais eficientes;
- As células atuais possuem potencial para gerar energia limpa e renovável, mas sua eficiência é limitada e parte da energia gerada é convertida em calor em vez de eletricidade;
- O novo modelo utiliza uma fina camada de tetraceno, semicondutor orgânico, para ampliar a capacidade das células;
- O tetraceno consegue absorver luz de ondas curtas e convertê-la em excitações eletrônicas chamadas excítons;
- A equipe estuda a possibilidade de transferir essas excitações para a célula solar, aumentando sua eficiência e o rendimento de energia utilizável.
Wolf Gero Schmidt, físico e reitor da Faculdade de Ciências Naturais da Universidade de Paderborn e pesquisador no estudo, explica ao Phys.org que as células solares de silício utilizadas atualmente possuem grande potencial na geração de energia limpa e renovável, mas, além de terem eficiência limitada, parte da energia da radiação de ondas curtas acaba sendo convertida em calor indesejado em vez de eletricidade.
Leia mais:
- Novo supercondutor é descoberto e características impressionam pesquisadores
- Teoria da relatividade: físico exclui lei e “conserta” ideia de Einstein
- Monopolos magnéticos estão mais próximos de serem encontrados
Nova célula solar pode agilizar transferência de energia
Schmidt detalha como a camada de tetraceno pode ser usada para aumentar a eficiência das células: “A luz de ondas curtas é absorvida pela camada e convertida em excitações eletrônicas de alta energia chamadas excítons, que decaem no tetraceno em duas excitações de baixa energia.”
“Se as excitações puderem ser transferidas com sucesso para a célula solar de silício, elas podem ser convertidas com eficiência em eletricidade e aumentar o rendimento geral de energia utilizável”, completa. A equipe de Schmidt está usando simulações computacionais complexas para investigar a transferência de excitação.
O post Físicos criam projeto de célula solar mais eficiente apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions