Falta de oxigênio causou primeira extinção em massa

2
Anúncio Patrocinado


O Planeta Terra já passou por pelo menos cinco extinções em massa. Com os cientistas especulando que o sexto evento de extinção já está chegando, eles estão estudando o primeiro deles para evitar o próximo. Acredita-se que a primeira extinção em massa aconteceu a 550 milhões de anos atrás devido à queda de oxigênio da água. Ela aconteceu no final do período Ediacarano e a vida existente era concentrada no ambiente marinho, é o que revela pesquisa publicada na revista PNAS no último mês.

O estudo que revelou as informações sobre a primeira extinção em massa foi liderado por Scott Evans, pesquisador de pós-doutorado, e o coautor Shuhai Xiao, paleobiólogo.  Segundo eles, ela aconteceu porque com a queda da oxigenação de partes do oceano, os animais com menos mobilidade não conseguiram se locomover para áreas com mais oxigenação.

Os cientistas acreditam que as mudanças climáticas podem ocasionar a próxima extinção em massa, quando mais de 75% das espécies deixam de existir. O aquecimento dos oceanos afeta diretamente o nível de oxigênio na água, e os afetados são os mesmo do primeiro evento desse tipo, os que possuem pouca mobilidade. Um exemplo, são os mexilhões da Virginia, 30% das 82 espécies são estáveis. Mesmo que as espécies da época sejam diferentes das atuais, os efeitos das mudanças climáticas podem ser parecidos. 

Leia Mais!

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

A primeira extinção em massa

Durante a passagem entre Avalon (575 a 560 milhões de anos atrás), primeiro estágio do Ediacarano, e Mar Branco (560 a 550 milhões de anos atrás) foram observadas mudanças na alimentação, tamanho, hábito de vida e nível ecológico dos animais. Entretanto, entre os períodos Mar Branco e Namíbia (550 a 539 milhões de anos atrás) esses grupos de animais simplesmente deixaram de existir.  

Na Namíbia apenas 14 dos 70 gêneros existentes no estágio anterior foram observados. Os sobreviventes foram organismos maiores, que ocupavam uma maior área de superfície em proporção ao volume. Isso pode indicar que esses animais adaptaram-se para viver em condições de menor oxigenação dos oceanos. 

Evidências geoquímicas também contribuem para a confirmação da extinção em massa apontada no estudo de Evans. Uma pesquisa de 2018 observou anoxia oceânica, eventos passados da terra onde partes do oceano tornava-se pobre em oxigênio, em 20% do fundo do mar no final do período Ediacarano

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Falta de oxigênio causou primeira extinção em massa apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio