Uma pesquisa publicada pela Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, e pela Universidade Grenoble Alpes, na França, apontou que as fake news geram seis vezes mais engajamento no Facebook que notícias verdadeiras.
O estudo analisou 2,5 mil páginas de notícias do Facebook entre agosto de 2020 e janeiro de 2021 e mostrou que as contas que publicam informações incorretas recebem mais curtidas, compartilhamentos e comentários que aquelas que publicam notícias verídicas.
![[Tags] shutterstock_1673871280 Fake news geram mais engajamento que notícias verdadeiras, diz pesquisa](https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2021/08/shutterstock_1673871280.jpg)
De acordo com o publicado pelo jornal The Washington Post, a pesquisa analisou todo o espectro político, no entanto, “os editores da direita têm uma propensão muito maior para compartilhar informações enganosas do que os editores de outras categorias políticas”.
Um porta-voz do Facebook afirmou que a pesquisa analisa apenas o engajamento e não acompanha o “alcance” das páginas, ou seja, quantas pessoas visualizam os conteúdos postados, independentemente de interagirem com a publicação.
Apesar de apontar a falta da análise de alcance, o Facebook não disponibiliza esses dados aos pesquisadores. Invés disso, a rede social possui a plataforma CrowdTangle, onde disponibiliza alguns dados sobre a desinformação na plataforma.
Leia também!
- Yik Yak, polêmica rede social com conteúdo tóxico volta ao ar
- Facebook vai diminuir política no feed notícias após testes
- Governos desligam a internet “em um ritmo alarmante” para evitar protestos
No entanto, a rede social de Mark Zuckerberg bloqueou a ferramenta de dados para diversos pesquisadores por acreditar que fornecer essas informações pode violar um acordo com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos.
Para combater o burburinho sobre a desinformação ter muita força no Facebook, a empresa divulgou um relatório de transparência em agosto com os posts mais vistos durante o segundo trimestre de 2021. Porém, o jornal The News York Times afirmou que a companhia cancelou o mesmo relatório do primeiro trimestre do ano porque a publicação mais vista fornecia fake news sobre a vacina contra a Covid-19.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Fake news geram mais engajamento que notícias verdadeiras, diz pesquisa apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions