WASHINGTON – O Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos (HUD, na sigla em inglês) acusou o Facebook nesta quinta-feira de violar o Fair Housing Act, alegando que a publicidade direcionada da empresa é discriminatória com base em raça e cor.
O HUD ainda disse que o Facebook também restringiu quem pode ver anúncios relacionados à moradia com base na origem nacional, religião, status familiar, sexo e deficiência.
O Facebook informou que ficou surpreso com a decisão e vem trabalhando com o HUD para resolver suas preocupações, tomando medidas significativas para impedir a discriminação em anúncios em suas plataformas.
A gigante de mídia social disse na semana passada que criaria um novo portal de publicidade para anúncios ligados a moradia e emprego que limitaria as opções de segmentação para os anunciantes.
“O Facebook está discriminando as pessoas com base em quem são e onde vivem”, disse o secretário do HUD, Ben Carson. “Usar um computador para limitar as escolhas de moradia de uma pessoa pode ser tão discriminatório quanto bater uma porta na cara de alguém”.
O Fair Housing Act proíbe a discriminação em moradia e serviços relacionados, incluindo anúncios online, com base em raça, cor, nacionalidade, religião, sexo, deficiência ou status familiar.