Estudo aponta que 10% das barragens de rejeitos de mineração já tiveram problemas

48
Anúncio Patrocinado


Por Barbara Lewis e Ernest Scheyder

LONDRES (Reuters) – Uma investigação global sobre como mineradoras armazenam bilhões de toneladas de rejeitos em enormes barragens, iniciada após o colapso de uma delas matar centenas de pessoas no Brasil, mostrou que cerca de um décimo dessas estruturas já apresentou problemas de estabilidade, disseram investidores nesta quinta-feira.

A pesquisa foi liderada pela Igreja da Inglaterra (CoE, na sigla em inglês) e por gestores de fundos após o rompimento de uma barragem da Vale em janeiro liberar uma avalanche de rejeitos em Brumadinho (MG), matando mais de 250 pessoas.

A análise dos investidores, que chegou à conclusão de que ao menos 166 barragens tiveram problemas de estabilidade no passado, dependeu de divulgações das próprias empresas sobre suas barragens de rejeitos.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

No entanto, menos da metade das 726 empresas contatadas responderam, sendo que boa parte das companhias que não forneceram informações são chinesas e indianas, o que deixou uma lacuna significativa nos esforços para que fosse criado um panorama global de riscos de segurança dessas barragens e que um novo desastre fosse prevenido.

“As barragens de rejeitos estão entre as maiores estruturas de engenharia do mundo, e já vimos as consequências catastróficas de um colapso no início deste ano no Brasil”, disse Adam Matthews, diretor de ética do CoE Pensions Board, investidor global com mais de 3 bilhões de dólares em ativos.

“Observamos que muitas empresas já operam com um padrão elevado, conforme evidenciado por algumas das informações divulgadas, mas isso não é algo universal no setor, e as barragens podem continuar apresentando falhas e colocando vidas e o meio ambiente em risco.”

As barragens de rejeitos são o método mais comum de descarte de resíduos por mineradores, estejam elas extraindo minério de ferro, ouro ou cobre. Algumas possuem dezenas de metros de altura e se estendem por diversos quilômetros.

(Reportagem de Barbara Lewis e Ernest Scheyder, com reportagem adicional de Tom Daly, Sudarshan Varadhan, Min Zhang, Moira Warburton, Helen Reid, Suzanne Barlyn e Jeff Lewis)





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio