“Estreia” da Starship deve atrasar pelo menos dois meses por causa da FAA

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A Administração Federal de Aviação (FAA) admitiu que está atrasada em cerca de dois meses na condução de uma avaliação ambiental da SpaceX, o que deve atrasar a “estreia” da nave orbital Starship por mais ou menos o mesmo período.

A informação vem do próprio escritório governamental, que coordena a aviação civil nos Estados Unidos, pelo seu perfil oficial no Twitter. Não é a primeira vez que isso acontece: há alguns meses, Elon Musk, CEO e fundador da SpaceX, anunciou a intenção de lançar a Starship ainda em 2021, mas pouco depois, a FAA afirmou que a análise ambiental seria conduzida “até” 31 de dezembro, efetivamente jogando a estreia da nave para 2022.

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Agora, poucos dias antes desse prazo vencer, a agência do governo comunica um novo atraso, marcando o dia 28 de fevereiro de 2022 como o novo prazo para a finalização da avaliação.

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“A FAA continua a sua Avaliação Ambiental Programática [PEA, na sigla em inglês] para o projeto Starship/SuperHeavy proposto pela SpaceX em sua estrutura em Boca Chica, no Texas. A nova data para emitir a última PEA é 28 de fevereiro”, diz o tuíte reproduzido acima.

A PEA – ou Programmatic Environmental Assessment – funciona como uma forma de avaliar o impacto ambiental que pode ser causado por determinados projetos, e avalia tanto empresas como outros órgãos do governo e até a própria FAA, quando esta muda alguma norma da aviação civil americana. De alta importância, esse tipo de avaliação é obrigatória para projetos como a Starship e seu foguete de transporte, o Super Heavy e, sem ela, não há permissão para que o conjunto levante voo.

Segundo a agência, a justificativa é a de que ela ainda precisa revisar cerca de 18 mil “comentários públicos” (pense nisso como a versão deles para a “consulta pública” que o governo brasileiro faz em alguns projetos de lei), mas a informação foi rapidamente rebatida por seguidores da empresa de Elon Musk.

Isso porque o período para envio desses comentários acabou em 1º de novembro de 2021 – algumas semanas antes do primeiro adiamento causado pela FAA. A agência se defende dizendo que parte desse conteúdo vem de outras agências governamentais, o que pode ter complicado seu calendário, se considerarmos a possibilidade de que essas outras partes tenham demorado em enviar suas considerações.

Ainda assim, a FAA deveria, originalmente, ter iniciado os processos de avaliação ambiental depois de março de 2021, quando a SpaceX enviou os requerimentos. Foi decisão do órgão paralisar o processo em novembro de 2021 e retomá-lo apenas em junho deste ano.

A notícia deve representar mais um atraso para o que é, hoje, o maior projeto atualmente em curso na SpaceX: originalmente, Elon Musk havia prometido a estreia da Starship em julho de 2021, reajustando isso mês a mês ao longo do segundo semestre após cada adiamento. Depois da FAA anunciar a avaliação para 31 de dezembro, Musk divulgou uma previsão de lançamento para “até fevereiro” de 2022.

Paralelamente, um relatório separado, conduzido por equipe técnica da NASA, afirmou que a Starship deveria sair “não antes de março”. Mas isso foi antes do novo tuíte da FAA, que muito provavelmente jogará o lançamento da nave para pelo menos abril do ano que vem.

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