Inspirado em sementes de dente-de-leão, o Aerorrobô Voador Baseado na Montagem de Materiais de Resposta Leve, cuja sigla em inglês – FAIRY – significa “fada”, é o primeiro robô planador feito de materiais leves que respondem à luz.
![[Tags] dente-de-leao Este robô-fada pode ajudar a preservar a natureza; saiba como](https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2023/02/dente-de-leao.jpg)
Segundo seus desenvolvedores, o dispositivo de apenas 1,2 mg poderia ser usado para ajudar a mitigar a perda de polinizadores (como abelhas) que estamos vendo atualmente na natureza.
Para colocar o robô-fada no ar e para controlar a propagação de suas cerdas é usado um feixe de luz LED. Depois disso, o bot ultraleve viaja com o vento e pode ser disperso por grandes distâncias, assim como as sementes em que se baseia.
“Parece ficção científica, mas os experimentos de prova de conceito incluídos em nossa pesquisa mostram que o robô que desenvolvemos fornece um passo importante em direção a aplicações realistas adequadas para a polinização artificial”, diz o microrroboticista Hao Zeng, da Universidade de Tampere, na Finlândia.
Além de ser muito leve, o FAIRY também é muito poroso em seu design, o que o ajuda a levitar. Ele também é capaz de criar seu próprio anel de vórtice, assim como a semente de dente-de-leão, o que aumenta a aerodinâmica e garante que o dispositivo consiga viajar longas distâncias sem qualquer ajuda extra.
![[Tags] dente-de-leao Este robô-fada pode ajudar a preservar a natureza; saiba como](https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2023/02/fairy-robo-fada.webp)
A forma da máquina voadora pode ser ajustada como a vela de um navio. No entanto, não é algo que possa ser pilotado diretamente da mesma forma que um drone, por exemplo.
“Os experimentos de prova de conceito incluídos em nossa pesquisa mostram que o robô que desenvolvemos fornece um passo importante em direção a aplicações realistas adequadas para a polinização artificial”, declarou Zeng, um dos autores do artigo que descreve a descoberta, que foi publicado na revista Advanced Science.
Depois de testar protótipos em túneis de vento e sob luzes laser, Zeng e seus colegas imaginam milhões dessas “sementes” artificiais carregando pólen no vento, com a luz usada para direcioná-las em direção às árvores que precisam ser polinizadas. No entanto, muito trabalho ainda precisa ser feito antes que isso possa de fato acontecer.
Leia mais:
- Robô ciborgue usa células de ratos para se mover e quebra recorde de velocidade
- Robô consegue diferenciar cheiros usando antenas de gafanhoto
- Robôs conscientes: é hora de quebrar o tabu?
Os pesquisadores estão procurando maneiras de controlar com mais precisão onde esses robôs-fadas vão pousar e considerando como eles também podem ser biodegradáveis.
As sementes de dente-de-leão são capazes de viajar até 100 km em condições quentes, secas e ventosas, graças ao seu design. Sem bateria ou fonte de energia direta necessária, os dispositivos FAIRY poderiam fazer o mesmo.
“Isso teria um enorme impacto na agricultura global, uma vez que a perda de polinizadores devido ao aquecimento global se tornou uma séria ameaça à biodiversidade e à produção de alimentos”, disse Zeng ao site Science Alert.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Este robô-fada pode ajudar a preservar a natureza; saiba como apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions