Descobrir o contexto de um achado arqueológico é um grande desafio, e, no caso dessa escavação feita em 1998, foram necessários 27 anos. Há mais de duas décadas, pesquisadores encontraram um cenário incomum do século XIV: o corpo de uma criança de 3 meses enterrado no local onde funcionava um bordel na época.
Agora, em 2025, uma pesquisa publicada na revista Archaeological and Anthropological Sciences mostrou os resultados de uma análise do DNA dessa criança, indicando uma possível causa da morte e de seu enterro em um lugar inusitado.
A prostituição não é chamada de “a profissão mais antiga do mundo” à toa. Na Europa medieval, por exemplo, ela já era comum há muito tempo. Mas, apesar disso, os registros desse período normalmente mencionam apenas os bordeis e seus administradores, e pouco se fala sobre as mulheres que trabalhavam nesses ambientes.
Aliás, até identificar um bordel medieval é desafiador. “A falta de evidências materiais claras de bordéis continua sendo um grande obstáculo ao estudo desses estabelecimentos. Descobertas relacionadas a bebidas ou jogos não são exclusivas de ambientes de bordéis e podem, por exemplo, também ser encontradas em tavernas”, explica a Dra. Maxime Poulain, líder do estudo, ao Phys.org.
No entanto, o ambiente escavado em 1998 pôde ser identificado como um bordel. Contendo dois fornos em forma de fechadura (banhos aquecidos) e uma lareira na sala adjacente usada para aquecimento, o edifício foi identificado como o “Nederstove” a partir de registros históricos.
Com isso em mente, os pesquisadores tentaram entender o que causou a morte da criança. Corpos de bebês encontrados em bordéis do passado normalmente estão associados a infanticídios que ocorriam logo após o nascimento, mas, aos 3 meses, não é um cenário esperado.
A análise de isótopos estáveis revelou que a criança estava bem nutrida antes de morrer, provavelmente tendo sido amamentada regularmente. Portanto, inanição ou desnutrição foram descartadas como causas da morte.
Leia mais
- Segredos da Idade Média: estes livros eram feitos com peles exóticas
- Pedra medieval pode retratar chegada do cristianismo à Alemanha
- Símbolo nazista é encontrado em artefato da Idade Média
Enquanto isso, um antigo teste de DNA revelou que a criança era do sexo masculino e não morreu de nenhuma doença bacteriana, incluindo peste, lepra, tuberculose ou cólera.
Isso não quer dizer que não foi uma morte natural. A mortalidade infantil na Idade Média era bem alta — em torno de 30% —, e muitas doenças virais não podiam ser testadas. Portanto, é possível que a criança, apesar de bem cuidada, tenha morrido de uma infecção ou doença.
Mas por que essa criança foi enterrada em um bordel?
Ou seja, a pesquisa considera extremamente improvável que tenha ocorrido um infanticídio. Mas ainda resta uma dúvida: por que o corpo foi enterrado em um bordel?
Mesmo há séculos, enterros em cemitérios já eram o mais comum. “Os enterros domésticos de crianças eram bastante raros no final da Idade Média, época em que o enterro no cemitério era a norma”, disse a Dra. Poulain.
Foram levantadas hipóteses, como uma possível falta de batismo da criança ou a falta de recursos, mas, nesse período, era muito simples batizar uma criança, e enterros eram extremamente baratos.
A explicação pode ser mais profunda. O corpo estava perto de uma lareira, e o local pode refletir crenças medievais sobre a vida após a morte. O folclore medieval continha inúmeras histórias sobre almas que permaneciam perto das lareiras após a morte. O enterro cuidadoso da criança no local pode indicar isso.
“Atualmente, estou estudando material esquelético associado a um distrito da luz vermelha na Bruges medieval para entender a prevalência de doenças nessa área em comparação a outros bairros da cidade… No futuro, esperamos retornar ao sítio do bordel de Aalst para investigar os vestígios ambientais preservados nos níveis do piso de argila, pois eles podem conter muitos insights novos e complementares sobre a vida no bordel”, finaliza a Dra. Poulain.
O post Essa criança foi enterrada em um bordel medieval – estudo revela o que aconteceu apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions