Em encontro com prefeitos, Guedes anuncia proposta de imposto único federal

127
Anúncio Patrocinado


BRASÍLIA — O ministro da Economia, Paulo
Guedes
, disse nesta terça-feira que a
reforma tributária
em estudo pelo governo prevê a unificação de até cinco impostos federais em um só tributo. Segundo o ministro, o dinheiro arrecadado será compartilhado com estados e municípios.

— Nós vamos abaixar, simplificar e reduzir impostos para o Brasil crescer. Vamos simplificar, pegar dois, três, quatro, cinco impostos e fundir em um só. Vai se chamar imposto único federal — disse o ministro, durante evento com prefeitos em Brasília.

O ministro afirmou que contribuições, hoje não compartilhadas com estados e municípios, passarão a ser divididas com prefeitos e governadores. O governo trabalha numa reforma tributária ao mesmo tempo em que está em andamento a mudança no sistema de aposentadorias.

— E a boa notícia é que todas aquelas contribuições não compartilhadas, que foram criadas para salvar a União e tirar esses recursos de estados e municípios, na hora que unificarmos o imposto único federal, serão todas elas compartilhadas — explicou.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Guedes foi aplaudido de pé pelos prefeitos. Ele é um defensor de descentralizar os recursos federais para enviar mais dinheiro para os estados e municípios. Por isso, quer enviar ao Congresso Nacional uma proposta de emenda constitucional (PEC) para rever o pacto federativo.

— O dinheiro tem que ir para a ponta. A política pública pode ser formulada em Brasília. A execução tem que ser descentralizada. A execução é com governadores e prefeitos — disse o ministro, acrescentado: — O governo federal jogou os estados e municípios ao mar, criando uma série de impostos não compartilhados.

 



Fonte do Artigo

Anúncio