Em Doha, Brasil busca novo título mundial no revezamento 4x100m masculino

69
Anúncio Patrocinado


Por mais de 10 anos, o Brasil ficou sem conquistar medalhas em Mundiais ou Olimpíadas no revezamento 4 x 100m masculino, uma das provas mais fortes do país no atletismo. Mas a equipe formada por Rodrigo Nascimento, Jorge Vides, Derick Silva e Paulo André de Oliveira recolocou o país na rota das grandes conquistas em maio deste ano, ao conquistar título no Campeonato Mundial de Revezamentos, em Yokohama, no Japão. Agora, no Mundial de Atletismo de Doha, no Qatar, o quarteto tenta repetir o feito, e disputa hoje, às 15h, bateria semifinal, ao lado de potências como Grã-Bretanha, detentora da melhor marca do ano, Estados Unidos, campeões mundiais em 2017, e a Jamaica, dona de um recorde mundial quando Usain Bolt fechava o revezamento para o país.

De acordo com técnico Felipe de Siqueira, a aposentadoria de Bolt, somada ao declínio de outros nomes importantes do revezamento jamaicano, tornou a disputa pelo ouro totalmente aberta.

— A Jamaica tinha um time dos sonhos, com Usain Bolt e companhia, mas não é mais imbatível. Mesmo assim, continua sendo um time muito forte e vai brigar pelo pódio — avalia o treinador, que não descarta a conquista, no sábado, da única medalha que falta ao Brasil no revezamento em Mundiais de Atletismo, a de ouro. Em 1999, na Espanha, a equipe brasileira conquistou o bronze em Sevilla. Quatro anos depois, a prata veiono Mundial de Paris.

Embora reconheça a força de britânicos e americanos, Siqueira demonstra confiança em um novo resultado histórico para o país. E destaca que há melhoras em relação ao desempenho da equipe que foi ouro em maio no Japão.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

— Estamos confiantes porque fizemos um trabalho muito forte no Camping de Bangcoc, em setembro. Em relação a Yokohama, nosso time está mais forte individualmente e nas passagens. Aliás, as passagens são o nosso ponto forte porque os atletas têm demonstrado mais segurança e velocidade na troca de bastão — explica Siqueira.

Com três de seus quatro atletas vivendo as melhores fases de suas carreiras e tendo alcançado suas melhores marcas pessoais nos 100 metros justamente este ano, o Brasil conseguiu melhorar seu tempo em relação ao título do Campeonato Mundial de Yokohama.

Semifinal forte

Na etapa de Londres da Diamond League, Rodrigo, Jorge, Derick e Paulo André correram para 38s01, marca quatro centésimos mais rápida do que que garantiu o título Mundial. Ainda assim, repetir não é uma garantia de pódio no Qatar.

Em 2019, três países já conseguiram correr abaixo dos 38 segundos, todos na etapa de Londres da Diamond League: Grã-Bretanha (37s60), Japão (37s78) e Holanda (37s99). Ainda assim, Siqueira considera que a disputa em Doha será diferente do que a de Londres, muito pelas questões climáticas.

— Temos de ir com tudo já nas semifinais. Considero Estados Unidos, Grã-Bretanha e Jamaica favoritos ao pódio, assim como o Japão. Mas somos os campeões mundiais e temos lugar nesse grupo.

Mesmo com o título mundial, o atual time do Brasil ainda não conseguiu bater a melhor marca do país na história do revezamento 4x100m. O melhor tempo ainda pertence a Vicente Lenílson, Claudinei Quirino, André Domingos e Édson Luciano, que conquistaram a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, com 37s90.

Além da concorrência com Estados Unidos, Grã-Bretanha e Jamaica, a equipe disputará uma vaga na final hoje na bateria mais forte, ao lado de Itália, Turquia, Gana e Qatar. Na segunda semifinal, o Japão desponta como principal favorito, seguido por Holanda, Canadá, França, China e Alemanha. Nigéria e África do Sul completam as raias.





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio