Em busca de vaga em Tóquio-2020, Pedro Barros destaca estilo zen do skate

82
Anúncio Patrocinado


Não se espante com a seguinte cena em Tóquio-2020: um skatista faz uma volta perfeita, está com uma mão no ouro e aguarda a apresentação do último competidor. O adversário realiza manobras inéditas e lhe rouba o primeiro lugar. Vencedor e derrotado comemoram juntos na pista e no pódio. Esse é o espírito do skate, que estreará em Olimpíadas no ano que vem, e do qual faz parte o brasileiro Pedro Barros, em busca da vaga e mais pontos no ranking olímpico a partir desta sexta-feira no Oi STU Open, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca.

No evento máximo da excelência esportiva, a competitividade é só mais um detalhe no esporte que também é filosofia de vida, explica o skatista de 24 anos, hoje o terceiro melhor do mundo no ranking classificatório para Tóquio, na categoria Park. A empatia, a compaixão e a vida em comunidade são pilares da modalidade que começou nas ruas e ganha, definitivamente, caráter profissional com a inserção nos Jogos Olímpicos. Pedro admite que o jeitão dos skatistas pode espantar o mundo olímpico. Mas espera, na verdade, que seja um exemplo.

— Claro que todos que estão ali vão querer vencer. Mas não é só sobre isso. Estamos num mundo intolerante, que tudo é motivo de disputa e guerras. Falta compaixão. O skate pode mostrar como é possível a convivência entre pessoas de universos diferentes — diz o catarinense, que se divide entre os Estados Unidos e Florianópolis, onde tem no quintal de casa pistas particulares que recebem eventos e amigos passam temporadas.

Disputa Acirrada

O excesso de profissionalismo e o alto nível de competitividade não assustam o skatista. Não serão capazes de descaracterizar a essência do esporte. Devem servir ao propósito de angariar mais adeptos e fazer evoluir a modalidade.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Hoje, em números gerais de praticantes, já aparece em segundo lugar no Brasil, atrás apenas do futebol. O STU Open na Barra, por exemplo, é um dos principais eventos do calendário (além da competição, toda a cultura do skate é promovida) e abre a segunda janela da corrida olímpica. Dos próximos cinco torneios classificatórios para Tóquio é o de maior pontuação na categoria park, com 60 mil pontos.

— Está atrás apenas do Mundial. Queremos fazer uma edição antes dos Jogos para promover ainda mais o esporte aqui no Brasil. Ainda mais com a possibilidade de ser o esporte recordista de medalhas para o país em Tóquio. Mas vai depender do calendário para não atrapalhar as competições — afirma Bruno Cremona, gerente de patrocínios e eventos da Oi.

Um bom exemplo do clima do skate está na briga pelas três vagas do Brasil nos Jogos Olímpicos. Pedro Barros aparece em terceiro do ranking classificatório, mas é o segundo brasileiro da lista, atrás de Luizinho Francisco. Outros quatro estão entre os 20 melhores: Pedro Quintas, Mateus Hiroshi, Murilo Peres e Hericles Fagundes. Todos são amigos.

— É praticamente certo que estarei entre os 20 melhores do ranking, mas isso não me garante em Tóquio. É mais difícil estar entre os três melhores brasileiros. E ainda pode aparecer um outro nome que não estava vindo tão bem em outras competições e surpreende com uma manobra e nos vence. O skate é assim — explica Pedro, que, pela sua colocação no ranking, já começa nas semifinais da competição.

De agora até maio, o skatista vai se concentrar nas competições que valem pontos para o ranking olímpico. Sem deixar de lado, porém, as competições por prazer. É justamente esse equilíbrio que o mantém entre os melhores do mundo. Também impede que episódios como a suspensão de seis meses por doping (exame acusou presença de derivado de maconha em 2018) lhe tirem o foco.

Ainda comemora a decisão da Agência Mundial Antidoping (Wada) em tornar substâncias como maconha e cocaína passíveis de penas menores a partir de 2021.

— Vejo como algo positivo sim. A gente melhora a sociedade educando e não punindo — diz.





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio