Descoberta nova espécie de besouro com pelos longos e aparência repulsiva

3
Descoberta nova espécie de besouro com pelos longos e aparência repulsiva
Anúncio Patrocinado


Um espécime único de um estranho besouro cabeludo foi encontrado por James Tweed, doutorando na Escola de Meio Ambiente da Universidade de Queensland, na Austrália, quando estava acampando na floresta tropical no Parque Nacional Lamington.

Tweed estava caminhando pelo acampamento certa manhã, quando avistou o que ele inicialmente pensou que poderia ser um pássaro caído. Após um olhar mais minucioso, no entanto, o pesquisador percebeu que a criatura era algo totalmente diferente.

James Tweed, que está agora na busca por outros espécimes desta nova espécie. Crédito: Escola de Meio Ambiente da Universidade de Queensland

“Para meu espanto, era o besouro mais extraordinário e fofo que já tinha visto”, diz ele em um comunicado. “Medindo 9,7 milímetros, era uma beleza vermelha e preta impressionante coberta de longos cabelos brancos”.

Leia mais:

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago
  • Esse besouro tem genitais com o formato de “abridor de garrafa” — para surpresa da ciência
  • Descoberto besouro que finge ser cupim para ser alimentado
  • Besouros que urinam até a morte podem servir como pesticida natural, diz estudo

Besouro cabeludo pertence a gênero totalmente novo

Ao voltar da viagem, Tweed passou a pesquisar em revistas, livros e na internet em uma tentativa frustrada de identificar o inseto. Finalmente, depois de enviar um e-mail para especialistas em entomologia da Coleção Nacional Australiana de Insetos (ANIC), ele foi informado de que o besouro pertencia a uma espécie inteiramente nova.

E tem mais. Quando Tweed foi pessoalmente até a sede da ANIC e comparou seu besouro com os da coleção, os especialistas determinaram que na verdade era não apenas uma espécie como também um gênero totalmente novo (uma categoria mais ampla na classificação dos seres vivos: reino > filo > classe > ordem  > família > gênero > espécie).

O besouro é agora conhecido como Excastra albopilosa. “Escolhemos o nome Excastra para o gênero, que é ‘do campo’ em latim, e decidimos por albopilosa, que se traduz como ‘branco e peludo’ para o nome da espécie”, diz Tweed.

besouro-de-pelos2-1024x637 Descoberta nova espécie de besouro com pelos longos e aparência repulsiva
Besouro Excastra albopilosa visto de cima. Crédito: Lingzi Zhou / Coleção Nacional Australiana de Insetos

A equipe envolvida na pesquisa do animal, descrita em um artigo publicado no Australian Journal of Taxonomy, ainda não sabe o propósito dos pêlos, embora os cientistas teorizem que a cobertura difusa pode fazer parecer que o besouro já foi morto por um fungo que mata insetos – o que o torna bastante repulsivo para pássaros ou outros predadores. 

Mais espécimes devem ser coletados para saber com certeza. E, até agora, nenhum outro apareceu. “A área perto do Parque Nacional de Lamington é popular entre os entomologistas há mais de 100 anos, então é intrigante que não tenha sido encontrada até agora”, diz Tweed. “Voltei várias vezes para procurar mais deles, mas não tive sorte”.

O post Descoberta nova espécie de besouro com pelos longos e aparência repulsiva apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions