Descoberta a verdade sobre a múmia de “sereia” do Japão

1
Anúncio Patrocinado


Em março do ano passado, o Olhar Digital noticiou que a origem de uma múmia de “sereia” descoberta no Japão estava prestes a ser revelada. Agora, quase um ano depois, finalmente um grupo de pesquisadores trouxe à tona a verdade sobre essa estranha criatura.

mumia-de-sereia Descoberta a verdade sobre a múmia de “sereia” do Japão
A múmia da “sereia” Enju-in fotografada dentro da caixa onde foi descoberta. Crédito: KUSA

Entenda:

  • A adoração a essas criaturas na cultura japonesa é porque elas são associadas a propriedades medicinais;
  • O exemplar estudado, batizado de Enju-in, era adorado em um templo, de onde supostamente teria sido furtado cerca de 300 anos atrás;
  • Pensava-se que a “múmia” teria sido feita a partir da junção do corpo de um orangotango com a cauda de um salmão;
  • Análises obtidas pela aplicação de tecnologias diversas, finalmente, revelaram sua verdadeira constituição.

Múmias de sereia são adoradas no Japão

Na mitologia japonesa, as sereias são conhecidas como ningyo e, apesar de serem mais bizarras que as sereias da mitologia ocidental, elas também carregam muito conhecimento e tradição.

A múmia de sereia estava dentro de uma caixa de madeira com um bilhete manuscrito que dizia que a criatura havia sido capturada em 1704. Agora, um estudo da Universidade de Ciências e Artes de Kurashiki (KUSA) revelou a verdade por trás dessa história.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Os estudos envolveram análise visual, imagens de raio-x, tomografias computadorizadas, microscopia óptica e eletrônica, análise de raios-X fluorescentes, análise de DNA e datação por radiocarbono.

Leia mais:

Segredos revelados

As análises revelaram que, na verdade, quase tudo sobre o que se pensava sobre a múmia de sereia era mentira. Não era nem uma sereia, nem um bicho resultante da fusão de outros dois. Trata-se, simplesmente, de uma construção humana feita de materiais diversos e partes de animais mortos.

mumia-de-sereia Descoberta a verdade sobre a múmia de “sereia” do Japão
Varredura do artefato não revelou nenhum osso, exceto no maxilar. Crédito: KUSA

Ela é constituída principalmente de tecido, papel e algodão revestidos por uma substância feita a partir de pó de carvão ou areia, semelhante ao gesso.

Seu cabelo é o pelo de algum animal ainda não identificado, e sua cauda conta com escamas de duas espécies de peixes diferentes. A parte superior é coberta por escamas de baiacu e a parte inferior de um tipo de corvina. Cada um dos dedos contém unhas, que foram feitas de queratina animal, provavelmente extraída de algum tipo de chifre. Já o maxilar era de algum peixe carnívoro.

A partir da datação de radiocarbono das escamas da múmia de sereia, foi possível desmentir também a data em que a criatura teria sido “capturada”. Ela foi produzida cerca de 100 anos depois do que se dizia ter sido encontrada.

É feito de papel laminado e pele de baiacu, com algodão e outros recheios e uma substância semelhante a gesso como base, e presume-se que tenha sido feito por volta do final do século 19

Pesquisadores da KUSA

Apesar e da origem da múmia de sereia ter sido desmentida, ainda não se sabe como o artefato foi parar no templo em que era adorado, para onde ela será devolvida após a finalização dos estudos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Descoberta a verdade sobre a múmia de “sereia” do Japão apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio