O deputado estadual Frederico d’Avila (PSL) apresentou na terça-feira (19) um projeto de lei que cria um programa de ensino militar em escolas da rede pública e privada do Estado de São Paulo.
A proposta de d’Avila prevê, dentre outras coisas, “execução do Hino Nacional em postura adequada” e “formação de fila marcial para acesso às salas de aula”.
Segundo o texto, os municípios que manifestarem interesse em implementar o programa nas escolas vão receber “o devido fomento do Estado” por meio de convênios com as secretarias de Educação e Segurança Pública.
D’Avila escreveu no projeto que a prioridade seria levar o programa primeiro a escolas com alto índice de evasão escolar, baixo desempenho acadêmico e alto índice de violência.
“O desamor à Pátria, incutido nas mentes jovens está ocasionando desagrados dos mais variados no âmbito escolar, familiar e social. Há evidente necessidade de internalizar disciplina. A democracia não a pretere, lhe dá garantia de exercício”, diz o texto.
Dentre os objetivos da proposta, d’Avila afirma que ela servirá para aumentar a disciplina e o respeito hierárquico, aprimorar o sentimento patriótico e os valores cívicos, bem como o de reduzir a criminalidade dentro das escolas.
O parlamentar escreveu que todas as atividades previstas no projeto serão supervisionadas por policiais militares da reserva, ou seja, aqueles que não estão mais trabalhando ativamente nas ruas.
Nesta quinta-feira (21), a deputada estadual Letícia Aguiar (PSL) também apresentou um projeto que defende a militarização do ensino nas escolas paulistas.