Covid-19: Pazuello pretende vacinar toda a população até dezembro

29
Anúncio Patrocinado


No sentido contrário à lentidão para a compra e fabricação de vacinas contra a Covid-19 no país, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou nesta quinta-feira (11), que pretende imunizar 100% da população vacinável do Brasil até dezembro. A fala foi registrada em uma audiência no Senado, a qual teve como objetivo contribuir para a criação, ou não, de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

Segundo o ministro, a intenção é vacinar 50% dos brasileiros aptos até junho e a outra metade até o fim do ano. “Vamos vacinar o país em 2021, 50% até junho e 50% até dezembro. Esse é o nosso desafio, o que estamos buscando e o que vamos fazer”, afirmou Pazuello.

Em todo território brasileiro, já é conhecida a dificuldade do governo Federal em adquirir vacinas do exterior, e também da lentidão na produção de doses no país. Apesar das parcerias com o Instituto Butantan para a CoronaVac, e da previsão de outros laboratórios nacionais começarem a fabricar imunizantes, o presidente Jair Bolsonaro já havia afirmado que não haveria vacina para todos.

Tomaz-Silva.Agencia-Brasil Covid-19: Pazuello pretende vacinar toda a população até dezembro
Ministro Pazuello participou de audiência no Senado para falar sobre a vacinação contra Covid-19 no país. Créditos: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em entrevista ao site Carta Capital, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avaliou ser impossível que Pazuello cumpra sua promessa. “O Butantan tem uma capacidade de produção de cerca de 50 milhões. A Fiocruz fala em 100 milhões. Só que são duas doses. Nós precisamos de 300 milhões. Mais a perda, que é o que cai, o que perde temperatura, o que sobra no frasco, nós precisamos de 340, 350 milhões de doses para vacinar 150 milhões de brasileiros”, explicou.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

“Ao ritmo da nossa produção, sem contar com compras de diversas outras vacinas, nós levaríamos um tempo extremamente longo”, acrescentou Mandetta.

Já sobre a criação ou não da CPI, cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tal decisão. Antes da sessão, o senador ressaltou que a fala de Pazuello não seria decisiva para a instalação da Comissão, mas destacou que seria “importante”.

Vacinas contra a Covid-19 no Brasil

Durante a sessão no Senado, o ministro da Saúde negou a lentidão no processo de fabricação e aquisição dos imunizantes. Segundo ele, “não há atraso, o contrato foi feito integral das 100 milhões de doses, por proposta do Ministério. A forma de pagamento é por lotes. A gente [governo Federal] já está indo além”, lembrou Pazuello sobre as doses produzidas pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Tomaz-Silva.Agencia-Brasil Covid-19: Pazuello pretende vacinar toda a população até dezembro
Lentidão na compra e produção da vacina contra Covid-19 tem sido sentido em todo o Brasil. Créditos: M-Foto/Shutterstock

“Hoje, Butantan fabricando a pleno, vai girar entre 8 e 12 milhões de doses por mês. Astrazeneca já está na linha de produção, fica pronta em final de fevereiro começo de março. Temos negociações com Sputnik e Bharat Biotech”, também frisou o ministro citando outras negociações.

Além disso, o general deixou claro que a única forma de vacinar toda a população ainda neste ano é avançando na produção nacional, sem depender da importação de imunizantes.

Via: Folha/Metrópoles

O post Covid-19: Pazuello pretende vacinar toda a população até dezembro apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio