Covid-19: ataques hackers contra empresas disparam durante a pandemia

43
Anúncio Patrocinado



20191101103135_860_645_-_malware Covid-19: ataques hackers contra empresas disparam durante a pandemia

Medições feitas no mês passado mostram que as atividades hackers contra empresas ao redor do mundo mais do que dobraram, com os criminosos se aproveitando de uma maior fragilidade na segurança agora que muitos funcionários estão trabalhando de casa, por conta do novo coronavírus.

Com todos os dados dispersos em máquinas domésticas e com diferentes configurações, além de dispositivos da empresa conectados remotamente, é muito mais difícil para as equipes de segurança corporativa protegerem suas informações, de acordo com especialistas. Até mesmo aqueles que usam redes privadas virtuais (VPNs), com ferramentas mais seguras para trafegar pela web, estão passando por problemas.

Segundo a VMWare Carbon Black, empresa de software e segurança, os ataques de ransomware monitorados aumentaram 148% em março em relação ao mês anterior. “Há um evento histórico digital ocorrendo no fundo dessa pandemia, e existe uma pandemia de crimes cibernéticos”, afirmou Tom Kellerman, estrategista de segurança cibernética da VMWare.

Pesquisadores da Arctic Security, da Finlândia, descobriram que o número de redes afetadas por atividades maliciosas mais do que dobrou no mês de março, tanto nos Estados Unidos quanto em diversos países europeus, em relação ao registrado em janeiro. Os pesquisadores pretendem divulgar suas descobertas sobre cada país na próxima semana.

Anúncio PatrocinadoQuero aparecer no Google

20191101103135_860_645_-_malware Covid-19: ataques hackers contra empresas disparam durante a pandemia
Reprodução

O maior aumento aconteceu quando os computadores responderam a verificações que não deveriam. Essas verificações buscam softwares mais frágeis, que permitem um ataque mais profundo.

Lari Huttunen, analista da Arctic, disse que as regras para uma navegação segura (como barrar conexões para endereços da web suspeitos) são mais esquecidas quando as pessoas levam suas máquinas para casa. Isso significa que redes antes protegidas podem ficar expostas.

Firewalls corporativos e políticas de segurança protegem as máquinas infectadas com vírus ou malwares direcionados em muitos casos, mas essa proteção pode cair drasticamente fora do escritório, permitindo que os hackers tenham acesso aos computadores.

Alguns departamentos de tecnologia, sobrecarregados com o aumento acentuado no número de acessos a VPNs, acabaram por afrouxar um pouco as regras de segurança. “Todo mundo está tentando manter essas conexões ativas, e os controles ou filtros de segurança não estão acompanhando esses níveis”, disse Huttunem.

Via: UOL



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio