O consumo de itens para moradia tem sido o segmento do comércio que se recupera mais rápido após o período de flexibilização do isolamento social, iniciado em junho nas principais capitais brasileiras. É o que mostra um levantamento da PayGo, empresa de meios de pagamentos do C6 Bank.
Segundo a pesquisa, o segmento registrou crescimento de 31,2% no volume de transações no País na primeira semana de agosto comparado ao padrão médio semanal do período. O Norte (+62,26%) e o Centro-Oeste (+61,58%) são as regiões com as maiores altas nas transações neste segmento.
A recuperação mais acelerada deste segmento do comércio está relacionada a efeitos advindos do isolamento social – que gera maior preocupação das pessoas com a moradia – e ao ciclo de queda da taxa básica de juros.
Ainda de acordo com os dados encontrados pelo estudo, a reação do segmento tem ocorrido progressivamente desde a primeira semana de junho, acompanhando a sequência de reduções da Selic, que chegou a 2% ao ano após o último corte de 0,25 p.p no último dia 5 de agosto.
Ao longo das últimas nove semanas dos meses de junho e julho, o ritmo de crescimento médio das transações do segmento de moradia vinha sendo de 12%.
Fonte do Artigo
Tags: