O modelo que figura na liderança das vendas de veículos do mercado norte-americano, berço das montadoras e que hoje só perde em volumes para a China, é mais do que um veterano. A picape F-150, da Ford, lidera os emplacamentos nos Estados Unidos desde o início da década de 1980.
O veículo representa bem o consumidor norte-americano, que tem uma preferência histórica por carros grandes e robustos. O líder desse mercado tem quase seis metros de comprimento e dois metros de largura, com uma caçamba para ninguém botar defeito.
Além da capacidade de carga, a F-150 continua ganhando adeptos pelo seu espaço interno e pela força de reboque. O modelo da Ford encerrou 2018 com 624 mil unidades emplacadas, segundo levantamento da Jato Dynamics, uma vantagem de quase 200 mil unidades sobre o segundo colocado, que também é uma gigante das picapes: a Silverado, da General Motors.
A liderança absoluta da F-150 está relacionada à ideia do consumidor norte-americano de robustez e espaço que um bom veículo deve oferecer. Tanto que o modelo atende não só aos clientes que utilizam, de alguma forma, a caçamba do veículo, como também usuários com famílias grandes ou pequenas.
Não à toa, outros veículos de grande porte como a RAM 1500 e os utilitários esportivos CR-V (Honda), RAV4 (Toyota) e Equinox (GM) também figuram entre os mais emplacados do mercado dos Estados Unidos.
O sucesso da F-150 é indiscutível naquele país, mas o modelo não está disponível no mercado brasileiro e não há a menor estimativa de chegada do veículo às concessionárias do Brasil. Por aqui, a versão da Ford que mais se assemelha à F-150 é a picape média Ranger.
E apesar de o Brasil ter dimensões continentais semelhantes aos Estados Unidos, o mercado automotivo daqui tem um perfil completamente diferente. Os líderes em vendas são compactos de entrada, tanto que o modelo mais emplacado do país tem sido o Ônix, da GM, desde 2015. Antes dele, o líder absoluto por 27 anos foi o tradicional Gol, da Volkswagen, outro automóvel que se encaixa no antigo conceito de “popular”.
Tendência?
Com as profundas transformações na indústria automotiva global no sentido da eletrificação e de veículos autônomos, muito tem se discutido sobre o futuro dos modelos a combustão, principalmente os que consomem grandes quantidades de combustível.
Neste cenário, certamente os veículos de grande porte como a F-150 têm sua existência – e os hábitos de consumo de seus proprietários – questionados.
Por isso, a Ford confirmou nesta semana que passará a oferecer um F-150 totalmente elétrico no mercado norte-americano, em adição ao novo F-150 híbrido, que estará à venda no próximo ano.
Fonte do Artigo
Tags:
#noticias #economia #sustentabilidade #dinheiro #econom #energialimpa #brasil #tecnologia #meioambiente #engenharia #empreendedorismo #energia #energiasolar #politica #energiasolarfotovoltaica #supermercado #solar #sucesso #financas #finanzas #qualidade #educa #bolsonaro #fotovoltaica #vendas #noticias24