Companhias se unem para desenvolver de avião de carga elétrico

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A empresa desenvolvedora de aeronaves de carga autônomas, Natilus, anunciou que oferecerá o motor ZA600 de hidrogênio-elétrico da ZeroAvia como uma opção de propulsão em seu avião de carga com asas em formato de asa voadora (BWB, na sigla em inglês).

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ZeroAvia e Natilus divulgaram detalhes de sua nova parceria estratégica em um comunicado nesta manhã, destacando a responsabilidade compartilhada em instituir práticas de aviação que beneficiem o meio ambiente de várias maneiras.

  • Parceria estratégica entre as duas empresas de aviação para desenvolver uma aeronave não tripulada (UAV) com propulsão hidrogênio-elétrica.
  • ZeroAvia é uma empresa líder no desenvolvimento de aviação com emissão zero, colocando aviões no ar e despertando grande interesse.
  • Obtiveram financiamento substancial, compartilharam uma linha do tempo de décadas no desenvolvimento de aviões com emissão zero e conseguiram permissões para voar no Reino Unido.
  • Decolaram com sucesso um avião de 19 passageiros, equipado com o motor ZA600 de hidrogênio-elétrico, o maior do mundo na época.
  • Certificação experimental garantida pela CAA (Reino Unido) e FAA (EUA).
  • Possuem pré-encomendas no valor de US$ 10 bilhões.
  • Meta de entregar e certificar duas classes de motores de emissão zero até 2027.

A próxima empresa a depositar confiança na propulsão hidrogênio-elétrica de 600 kW da ZeroAvia é a Natilus, desenvolvedora de aviões de carga autônomos, que pretende adicionar essa tecnologia como uma opção em sua aeronave Kona, que terá uma envergadura de 26 metros.

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Por meio da parceria, a Natilus pretende integrar a tecnologia hidrogênio-elétrica de 600 kW da ZeroAvia em sua aeronave de carga Kona com corpo de asa em formato de asa voadora como única fonte de propulsão. Nos voos de teste anteriores da ZeroAvia com o ZA600, um motor a combustão era mantido do outro lado da aeronave como uma contingência.

A Natilus explicou que o design BWB do Kona oferece um maior volume interno para armazenamento de hidrogênio, o que pode aumentar o alcance do avião de carga elétrico sem qualquer emissão. No entanto, se você espera ver o Kona transportando as 3,5 toneladas de carga para as quais foi projetado em breve, terá que esperar um pouco mais.

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Imagem: ZeroAvia/Divulgação

Após validar o design BWB da aeronave de carga usando um protótipo, a Natilus agora está construindo um protótipo demonstrador em escala real que poderá eventualmente receber os motores ZA600 da ZeroAvia.

Apesar de ainda não ter um avião de carga em tamanho real para voar, a Natilus afirma ter mais de US$ 6,8 bilhões em compromissos de pedidos, totalizando mais de 460 pré-encomendas de grandes companhias aéreas. O fundador e CEO da ZeroAvia, Val Miftakhov, comentou sobre o progresso da Natilus até o momento:

Dado o impressionante volume de pedidos da Natilus e o correspondente desenvolvimento tecnológico, trabalhar em conjunto para integrar o motor ZA600 como uma opção de motorização padrão para o Kona pode multiplicar os benefícios em termos de emissões e custos que já são interessantes para operadores de carga. Todos nós dependemos dos operadores de carga aérea, e algumas comunidades dependem deles absolutamente, então melhorar a economia e os impactos ambientais dessas operações, ao mesmo tempo em que se aumenta os níveis de serviço, é uma oportunidade enorme.

Val Miftakhov, fundador e CEO da ZeroAvia

Com informações do Electrek

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