Como manchas de cocô ajudaram satélite a achar nova colônia de pinguins-imperadores

7
Como manchas de cocô ajudaram satélite a achar nova colônia de pinguins-imperadores
Anúncio Patrocinado


Os pinguins-imperadores da Antártica estão ameaçados devido à instabilidade do gelo marinho e são forçados e migrarem para zonas mais seguras. Nesse processo, algumas colônias já diminuíram de tamanho e outras foram dadas como desaparecidas. Agora, dados de satélite ajudaram a encontrar um novo grupo da espécie, até então desconhecido, usando manchas de fezes na neve.

Leia mais:

  • Pinguim raro completamente branco é avistado na Antártica
  • Pinguins mumificados há 5 mil anos são encontrados na Antártida
  • Como apagar comentários de outras pessoas no seu perfil do Instagram?

Descoberta de nova colônia

A movimentação forçada dos pinguins-imperadores está sendo estudada.

De acordo com o site Earthsky, algumas colônias já se deslocaram 40 km em busca de locais estáveis. Em um caso de 2022, o rompimento de gelo afogou até 10 mil bebês, novos demais para sobreviver por conta própria.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Do lado contrário, uma pesquisa redescobriu uma colônia que pensava ter desaparecido com um dos rompimentos. Agora, são 66 colônias de pinguins-imperadores na Antártica.

Locais onde colônias de pinguins-imperadores foram encontrados (Foto: British Antartic Survey/Reprodução)

Veja como foi a descoberta do novo grupo:

  • Em 24 de janeiro, o British Antarctic Survey publicou que cientistas usaram imagens de satélites para procurar novos criadouros de pinguins-imperadores;
  • Eles usaram imagens dos satélites Copernicus Sentinel-2 e Maxar WorldView-3;
  • Os dispositivos monitoram os pinguins, mas, como a Antártica é coberta de gelo branco, os animais podem passar despercebidos;
  • Mas o cocô deles não: as manchas de fezes no gelo branco contrastaram com a paisagem gelada e revelaram a presença dos pinguins.
pinguins-imperadores-2 Como manchas de cocô ajudaram satélite a achar nova colônia de pinguins-imperadores
Manchas de fezes de pinguins-imperadores, que ajudou na descoberta (Foto: British Antartic Survey/Reprodução)

Pinguins-imperadores ainda estão em perigo

Apesar da notícia ser boa, os pinguins-imperadores não estão fora de perigo.

A perda do gelo marinho ainda é prejudicial e coloca a vida dos animais em risco. Além disso, segundo Peter Fretwell, do British Antarctic Survey, as colônias conhecidas têm menos de 1 mil aves cada (com exceção de uma maior).

Mesmo que novos grupos sejam encontrados, o tamanho geral da população ainda é pequeno e é ofuscado pelas falhas reprodutivas causadas pela perda do habitat.

Por enquanto, os pinguins-imperadores estão migrando para locais de reprodução mais estáveis, mas Fretwell afirma que “esta estratégia não funciona se o gelo marinho for afetado em toda uma região”. Ou seja, se nada mudar, a tendência é que nenhum lugar se torne seguro para eles.

O post Como manchas de cocô ajudaram satélite a achar nova colônia de pinguins-imperadores apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions