Com sistema inovador, mais de 5 mil celulares roubados já foram recuperados no Piauí

5
Com sistema inovador, mais de 5 mil celulares roubados já foram recuperados no Piauí
Anúncio Patrocinado


A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) afirma que a utilização de um novo sistema reduziu em 40% o número de roubos e furtos de celulares na capital Teresina. Segundo as autoridades, mais de cinco mil aparelhos foram recuperados e devolvidos em apenas alguns meses.

Leia mais

  • Como usar app Celular Seguro para avisar bancos e operadoras em caso de roubo
  • Celular Seguro supera 150 mil cadastros em menos de 24 horas
  • ‘Celular Seguro’: governo lança app para bloquear celulares roubados
Cadeia de comercialização de celulares roubados foi analisada pelas autoridades para criação do novo sistema (Imagem: Antonio Guillem/Shutterstock)

Sistema pioneiro

  • O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, diz que a ideia surgiu após a análise de toda a cadeia de comercialização de celulares roubados, que iniciam no assalto e terminam na compra de aparelhos roubados.
  • O trabalho das autoridades começa com a realização de buscas e verificação do IMEI do celular.
  • Após, os aparelhos recebem intimações de um número com selo de verificação da SSP alertando sobre a situação irregular.
  • O objetivo é incentivar as pessoas a devolverem os dispositivos.
  • Além disso, a polícia realiza operações com foco em lojas físicas ou virtuais que fazem a receptação de celulares roubados e a posterior revenda. 
  • Até agora, 64 estabelecimentos foram interditados e tiveram suspensas as atividades econômicas.
  • Mais de 30 pessoas ainda foram presas.
Ilustracao-de-furto-de-celular Com sistema inovador, mais de 5 mil celulares roubados já foram recuperados no Piauí
Novo sistema reduziu em 40% o número de roubos e furtos de celulares (Imagem: Alejandro J. Vivas/Shutterstock)

Rastreamento dos celulares

O superintendente de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), delegado Matheus Zanatta, explica que a ação de identificação dos aparelhos tornou-se mais efetiva após uma decisão judicial autorizar o rastreamento digital dos celulares subtraídos. Anteriormente, a identificação desses aparelhos roubados era feita individualmente, através da operadora.

Com isso, depois que a vítima faz o registro do Boletim de Ocorrência, com os dados dos celulares em restrição de roubo e furto, os aparelhos são rastreados. Eles têm o IMEI identificado e as operadoras telefônicas informam onde estão no momento.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

O Diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, delegado Anchieta Nery, destaca o uso de um software que reúne os dados de furtos e roubos, das operadoras telefônicas e de empresas que vendem os aparelhos.

Com o programa, a SSP consegue visualizar quantos celulares foram recuperados, se possuem informações suficientes para disparar intimações e onde os aparelhos estão. Com todo o processo reunido em um único programa, a Secretaria consegue fazer intimações em massa para até 500 pessoas de uma vez e, consequentemente, recuperar muito mais aparelhos de uma única vez.

Após a devolução do celular furtado ou roubado, a pessoa assinará um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por receptação, que pode ser: dolosa (quando a pessoa tem consciência de que estava com um aparelho roubado); culposa (quando a pessoa não sabia que estava com um celular fruto de roubo) ou receptação qualificada, no caso dos comerciantes dos aparelhos.

A pena de cada tipo varia conforme a intenção de quem estava com o aparelho, determinada em investigação policial posterior. As informações são do G1.

O post Com sistema inovador, mais de 5 mil celulares roubados já foram recuperados no Piauí apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions