Circuito Cultural Lapa-Tiradentes quer levar mais cariocas para o Centro neste sábado

128
Anúncio Patrocinado


RIO – O percurso de um quilômetro que liga os Arcos da Lapa à Praça Tiradentes vai levar um choque de cultura neste sábado. É quando entra em cartaz o Circuito Cultural Lapa-Tiradentes, com a proposta de integrar e abrir as portas dos centros culturais da região a fim de atrair mais público para o Centro do Rio nos fins de semana.

A ideia é integrar a Feira do Lavradio, que já acontece nos primeiros sábados de cada mês, com novas iniciativas, como exposições, oficinas, debates, feiras gastronômicas, literárias e agroecológicas, que serão realizadas em casas a Fundição Progresso, Teatro Odisseia e Centro Sebrae do Artesanato Brasileiro (CRAB). A maioria, de graça. 

– A feira do Lavradio costuma levar 20 mil pessoas para a Lapa. Queremos dobrar esse público na região e valorizar o Centro Histórico do Rio, que sofreu um esvaziamento nos fins de semana, muito por conta da crise econômica. A falta de cuidado do poder público também pode ter gerado uma sensação de insegurança, mas eventos integrados com muita gente circulando tendem a minimizar isso. A questão é ocupar os espaços públicos positivamente – afirma o produtor cultural Leo Feijó, idealizador do Circuito. 

O Teatro Odisseia receberá, pela primeira vez, uma edição pocket da Lapalê – Feira Literária da Lapa, das 11h às 19h, com entrada franca. O evento inclui rodas de conversa com temas envolvendo a literatura. A Liga dos Guias de Turismo do Rio (Liguia) oferecerá passeios guiados gratuitos, que incluem ruas, monumentos e histórias de personalidades que viveram no território do Rio Antigo. O ponto de encontro será em frente à sede do Centro Sebrae do Artesanato Brasileiro (Crab), na Praça Tiradentes, com saídas as 11h e às 15h. 

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

O Crab, aliás, oferecerá uma oficina de gravura em relevo, das 10h às 13h, com contribuição voluntária de R$ 20 para cobrir os custos de materiais, e uma oficina de design de superfície, das 14h às 17h, com entrada gratuita. As inscrições deverão ser feitas pela internet, através dos links 
http://bit.ly/GravuraEmRelevo
 e 
http://bit.ly/EstampasArtisticasnoCRAB

x82006055_RIRio-de-Janeiro-RJ-03-04-2019Circuito-LapaTiradentes-amplia-a-Cultura-no-Rio-Ant.jpg.pagespeed.ic.Aos_aCvHap Circuito Cultural Lapa-Tiradentes quer levar mais cariocas para o Centro neste sábado
A Fundição Progresso promoverá o Mercado Fundição Sustentável Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

A Fundição Progresso promoverá, das 11h às 23h, o Mercado Fundição Sustentável, uma feira de cultura e agroecologia, com produtos como mudas e insumos agrícolas, alimentos orgânicos e arte indígena. Haverá também programação infantil , exposições científico-culturais e oficinas de arte, cultura, tecnologia e educação ambiental. O acesso é grátis até as 19h. 

x82006055_RIRio-de-Janeiro-RJ-03-04-2019Circuito-LapaTiradentes-amplia-a-Cultura-no-Rio-Ant.jpg.pagespeed.ic.Aos_aCvHap Circuito Cultural Lapa-Tiradentes quer levar mais cariocas para o Centro neste sábado
A sede da Federação dos Blocos Afro do Rio de Janeiro (Febarj), na Lapa Foto: Pedro_Teixeira / Agência O Globo

O Museu da Imagem e do Som, em parceria com a rádio Graviola, levará parte do seu acervo musical para as ruas do Circuito Lapa-Tiradentes. E a música também tomará conta da frente da sede da Federação dos Blocos Afro do Rio de Janeiro (Febarj), na Lapa, onde, a partir das 15h, haverá apresentações da Banda Orunmila, do Afoxé Raízes Africanas e dos DJS Marcelinho MG, LP e Arthur Annes, além de oficinas de dança de graça. Lá mesmo haverá também a feira Conexão Carioca, reunindo economia criativa e gastronomia a partir das 11h.

– A Lapa tem o lado A, que fica depois dos Arcos, onde tem as casas de música, como o Circo Voador e a Fundição Progresso, e é bem cuidado pelo poder público. E o lado B, onde tem o corredor cultural, cujas casas, como a Febarj e o Centro de Teatro do Oprimido, vivem para fazer cultura. Ali, a iluminação e a limpeza são péssimas e o policiamento, ineficaz. A realização do circuito Lapa-Tiradentes e a integração cultural da região são muito importantes para que mais pessoas nos conheçam, valorizem e prestigiem o nosso trabalho – resume Cesar Xavier, presidente da Febarj.



Fonte do Artigo

Anúncio