Grupo Cinema Paradiso
Aqui não há sessões conjuntas. A cada quinze dias, desde 1995, os membros escolhem um filme em cartaz, assistem a ele no horário de preferência e depois se reúnem para debatê-lo. Os encontros ocorrem aos domingos, em um endereço no Bosque da Saúde, divulgado apenas para os participantes. grupocinemaparadisosp@gmail.com.
Marieta
Inaugurado em 2016 como parte do centro cultural homônimo, funciona em uma sala de 40 metros quadrados com capacidade para abrigar até trinta pessoas. A programação inclui mostras de animação, cinema contemporâneo nacional e filmes de diretores como Jane Campion, Chantal Akerman e Xavier Dolan. As sessões ocorrem às terças-feiras e são finalizadas com uma roda de conversa. Rua Dona Maria Paula, 96, apartamento 2, centro. contato@projetomarieta.com.br.
Socioambiental Crisantempo
Espaço criado em 2008 para a difusão da consciência ambiental, exibe principalmente documentários sobre sustentabilidade e outros aspectos da relação do ser humano com o planeta. Após a sessão de cada filme, há geralmente uma conversa entre os diretores e os demais convidados. O local ainda oferece atividades paralelas como palestras, apresentações musicais e feiras de trocas. Rua Fidalga, 521, Vila Madalena. producao@ cineclubesocioambiental.org.br.
Tapera Taperá
Localizado na badalada Galeria Metrópole, o espaço cultural, criado em 2016, já rodou películas de grandes referências do cinema mundial, como Akira Kurosawa, Federico Fellini, Vittorio De Sica e Frank Capra, e de brasileiros consagrados, entre eles Joaquim Pedro de Andrade e Sílvio Tendler. Longas de cinema independente também têm chance ali. Neste ano, o centro vai exibir produções como São Bernardo, de Leon Hirszman, e Terra dos Índios, de Zelito Viana. Galeria Metrópole. Avenida São Luís, 187, loja 29, 2º andar, centro. info@taperatapera.com.br.
Publicado em VEJA SÃO PAULO de 17 de abril de 2019, edição nº 2630.