Cientistas da Universidade de Waterloo, no Canadá, foram até a Groenlândia para esclarecer o que pode ter sido um dos maiores enganos da astronomia e da geologia nos últimos tempos, o que formou a cratera Archean Maniitsoq.
Diferente do que se pensava anteriormente, a cratera não foi formada pelo impacto de um meteorito, mas por processos geológicos naturais. O local foi descoberto por uma outra equipe de pesquisadores em 2012 e datada em pelo menos três bilhões de anos.
Leia também
- Geólogos afirmam que um novo oceano está se formando na África
- Cientistas acreditam ter encontrado pedaço de outro planeta na Argélia
- Meteorito de Gloucestershire é o 1º encontrado na Inglaterra em 30 anos
Cristais de zircão, são pequenas rochas que preservam danos antigos causados por ondas de choque quando recebem o impacto de um meteorito. “São como pequenas cápsulas do tempo”, resume o professor Chris Yakymchuk. Ao analisar os cristais existentes em Archean Maniitsoq, eles não encontraram esses danos nelas.
Metamorfismo aconteceu 40 milhões de anos depois
![[Tags] 1-greenlandsic-1024x621 Cientistas esclarecem um dos maiores enganos da astronomia e da geologia dos últimos tempos](https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2021/03/1-greenlandsic-1024x621.jpg)
Os pesquisadores também viram que algumas partes das rochas haviam derretido e se recristalizado em um processo conhecido como metamorfismo. Isso deveria ocorrer instantaneamente caso a área tivesse sido atingida por um meteorito.
Entretanto, a equipe liderada por Yakymchuk observou que esse processo ocorreu pelo menos 40 milhões de anos depois da data proposta pelo grupo que encontrou a cratera em 2012. Apesar de esclarecer um mal entendido, os pesquisadores acabaram saindo desapontados da expedição.
“Fomos lá para explorar a área para potencial exploração mineral e foi através de um exame cuidadoso da área e dos dados coletados desde 2012”, disse o líder da expedição. “Concluímos que as características são inconsistentes com o impacto de um meteorito”.
Mas, apesar da pequena decepção Chris Yakymchuk comemorou o fato de a ciência estar em constante evolução. “Ciência é sobre o avanço do conhecimento por meio de descobertas, e nossa compreensão da história antiga da Terra continua a evoluir”, concluiu o professor.
Via: Phys.org
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Cientistas esclarecem um dos maiores enganos da astronomia e da geologia dos últimos tempos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions