Os CDs e os discos de vinil estão de volta — e mais populares do que a plataforma de downloads de músicas do iTunes. É isso mesmo: com receita maior, os meios físicos superam a loja on-line de músicas que já dominou o mercado. Reportagem da CNet mostra que os dois modelos vintage reconquistaram o público, mas ainda estão longe de alcançar o streaming, que domina a indústria.
Fazer o download de uma música hoje dá quase mais trabalho do que ir até uma loja e escolher pessoalmente o que quer consumir. Segundo a CNet, o conteúdo digital responde por 11% do arrecadado nos EUA, enquanto o CD e o vinil têm uma pequena vantagem: estão com 12%. Isso significa que, no ano passado, faturaram US$ 9,85 bilhões.
O jeito mais simples de ouvir música continua sendo o streaming, que foi responsável por 75% da receita do ano passado. Em 2015, o cenário era diferente: os downloads estavam quase empatados com o streaming. Com a chegada do Apple Music e do Spotify, entretanto, tudo mudou.
Além disso, os anúncios nessas plataformas permitem que mesmo músicas gratuitas garantam lucro para a indústria. Só no ano passado, foi registrado um aumento de 15% e o Spotify, o Youtube e o Vevo somaram US$ 759 milhões a mais de lucro. Enquanto isso, os meios mais antigos tiveram um aumento de 7,9% e chegaram a US$ 419,2 milhões, apesar de as vendas físicas terem tido uma queda.
Fonte: 9to5Mac