O Brasil registrou seu primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial na última sexta-feira (16). De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), órgão da ONU que lidera esforços no combate à fome, a descoberta marca uma nova era do vírus no Brasil.
A doença já havia sido detectada no Brasil antes, mas em aves silvestres, fora das granjas. O novo registro já fez países como China, União Europeia e Argentina abandonarem a compra de frango brasileiro.
De acordo com a FAO, o vírus pode causar um impacto grande no país, afetando, além da saúde dos frangos, o sistema alimentar brasileiro. O órgão se preocupa ainda com o risco, ainda que baixo, da transmissão do vírus de animais vivos para seres humanos.
“Os avanços recentes da gripe aviária reforçam a urgência de fortalecer os sistemas nacionais de vigilância, biossegurança e resposta rápida, com atenção especial aos pequenos e médios produtores”, disse o representante da FAO no Brasil, Jorge Meza.
“É importante adotar a abordagem de ‘Uma só saúde’, que considera de forma integrada as interações entre animais, seres humanos e o meio ambiente, o que pode ajudar a conter a propagação do vírus”, completou ainda, segundo O Globo.
Gripe aviária no Brasil
O que encontraram na granja em Montenegro foi o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) numa avicultura comercial brasileira. Até então, os casos tinham sido detectados entre aves silvestres.
Não é um vírus novo. Ele circula desde 2006 principalmente na Ásia, África e norte da Europa.
A suspeita de gripe aviária foi averiguada num estabelecimento de reprodução na segunda-feira (12), segundo a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. Após coletar as amostras, a pasta as enviou para um laboratório em Campinas (SP). Foi esse laboratório que confirmou o diagnóstico.
Gripe aviária é transmitida para humanos?
A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos botados por elas, reforçou a pasta. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, diz nota publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Leia mais:
- Vacina 100% nacional contra Covid-19 está mais próxima de virar realidade
- Gripe felina: humanos também podem pegar a gripe dos gatos?
- Pele azul, hemorragia e mais: veja 8 das gripes mais perigosas do mundo
Além disso, o risco do vírus da gripe aviária infectar humanos é baixo. Na maioria dos casos, isso ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves.
É que o vírus é transmitido principalmente pelo contato direto com aves infectadas (secreções respiratórias, fezes). A transmissão também ocorre indiretamente, por meio de contato com equipamentos, veículos, água, alimentos ou roupas contaminadas.
O post Caso de gripe aviária marca nova era do vírus no Brasil, diz ONU apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions