A Northway Motorsports, empresa indiana especializada em conversões elétricas de veículos, tinha um novo projeto pela frente: tunar um Maruti 800 — um dos carros mais populares da Índia. A companhia não só transformou o modelo de 2014 em um veículo elétrico, como modificou diversos atributos originais do carro, deixando-o com um torque superior a um Ford F-150 moderno.Em design, o Maruti lembra bastante um Uno Mile, da Fiat. O carro foi produzido de 1983 a 2014 pela Maruti Suzuki da Índia e atingiu a incrível marca de mais de 2,6 milhões de unidades vendidas, se tornando um dos carros mais comprados pelos indianos. A popularidade refletia a praticidade e acessibilidade do veículo, mas o preço baixo também era reflexo do desempenho do carro.A tarefa da Northway Motorsports não era fácil. Os motores de gasolina de três cilindros usados no Maruti 800 de 2014 eram de 796 cilindradas (0,8L), que só conseguia 37 BHP e 59 Nm de torque. Na prática, o carro demorava cerca de 14 segundos para chegar a 100 km/h — tempo simliar de veículos como o Renault Kwid, Ford Ka e o Chevrolet Prisma Joy.Após descartar o motor e a transmissão original do carro, foi inserido o motor elétrico de indução CA de alto torque, deixando o veículo com torque de 378 Nm (seis vezes mais potente que o torque de fábrica). Pra se ter uma noção, o modelo básico atual do Ford F-150 nos Estados Unidos vem equipado com um motor a gasolina Cyclone V6, que libera 359 Nm de torque.800-EV-_1_.jpgMotor elétrico substituiu motor a gasolina original do veículo indiano. Foto: Divulgação/Northway MotorsportsO motor elétrico inserido recebe energia de nove baterias de fosfato de ferro-lítio, cada uma com capacidade de 200 Ah. Ela permite que o Maruti 800 elétrico tenha um alcance de 150 km.Um centro de controle com touchscreen foi contruído utilizando um Raspberry Pi (muito usado na robótica). Com isso, o veículo ganhou funções especiais como torque elétrico, evitando que o carro desça em encostas íngremes, por exemplo.800-EV-3.webpBancos de corrida leve foram inseridos, diminuindo ainda mais o peso inicial do Maruti 800 original (680 kg). Foto: Divulgação/Northway Motorsports Outra mudança feita no interior do veículo foi a substituição dos bancos dianteiros por bancos de corrida leve, aumentando ainda mais a potência do Maruti modificado. Os assentos traseiros, por sua vez, foram retirados do carro.É certo que a versão elétrica do Maruti dificilmente será vista aqui no Brasil. Mas o trabalho de empresas como a Northway Motorsports indica uma possibilidade mais acessível para a implementação de tecnologias como essa no cotidiano. Via: hackster.io
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