Cariocas comemoram na Lapa título da caipirinha como patrimônio imaterial

101
Anúncio Patrocinado


Uma boa caipirinha não precisa de muito. A simplicidade, popularidade e, claro, uma boa cachaça, renderam à bebida o título de patrimônio imaterial do Estado do Rio na última quinta-feira. Após o reconhecimento histórico, o EXTRA foi às ruas da Lapa e conversou com apreciadores e conhecedores do drink que é a cara do brasileiro para saber o que acharam da nova decisão.

No bairro, os boêmios e proprietários de bares de cachaça, que se dedicam à produção da caipirinha, comemoraram a Lei 8576, cujo projeto é de autoria do deputado estadual Paulo Ramos (PDT/RJ).

Julio Trindade, de 30 anos, foi um deles. Ele conta que bebe caipirinha religiosamente e que, para ele, não pode fugir do modo tradicional:

— Seja na noite, enquanto toco, ou nos horários de lazer, (a caipirinha) é uma das minhas pedidas. Divide meu coração com a cerveja gelada. A caipirinha mesmo é cachaça, limão, gelo e açúcar. O resto é invenção genérica!

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

x85348194_ri-rio-de-janeiro-rj-24102019caipirinha-patrimonio-do-rio-de-riojulio-trindade-f.jpg.pagespeed.ic.ituJG7Um_6 Cariocas comemoram na Lapa título da caipirinha como patrimônio imaterial
Julio Trindade conta que a caipirinha é sua bebida preferida, empatada com a cerveja Foto: MARCELO THEOBALD / Agência O Globo

O DJ aproveita sua visita ao Bar da Cachaça para saborear a bebida, e afirma que a caipirinha “traz a ginga do carioca ao paladar”, além de ser uma homenagem justa receber esse título. Maria Lima, de 52 anos, não poderia concordar mais. A funcionária há 15 anos do bar histórico tombado conta que o drink é um dos mais pedidos.

— A tradicional é a mais pedida, limão é o suficiente. E o pessoal gosta muito da nossa caipirinha. Claro que tem gente que pede com vodca, e inventando demais, mas a gente preza sempre pela cachaça. Até porque também é uma bebida que se tornou patrimônio cultural — disse Maria, afirmando que faria uma caipirinha caprichada em comemoração.

E achar amantes da bebida não é difícil. No Cachaça Social Clube, Letícia Santana, de 40 anos, foi logo pedindo bebida, e não esconde sua paixão pelo drink popular:

— Eu achei esse título perfeito! Para mim, com limão só pode com a cachaça! A caipirinha perfeita para mim é aquela feita com a cachaça que a gente sente o cheiro de longe. A que no primeiro gole já da aquele calor!

x85348194_ri-rio-de-janeiro-rj-24102019caipirinha-patrimonio-do-rio-de-riojulio-trindade-f.jpg.pagespeed.ic.ituJG7Um_6 Cariocas comemoram na Lapa título da caipirinha como patrimônio imaterial
Para Letícia, a caipirinha perfeita é aquela feita com limão e cachaça, mais tradicional possível Foto: MARCELO THEOBALD / Agência O Globo

O bar, localizado na Lapa e que funciona também como centro cultural, explica como a cachaça era feita, desde o processo de moagem da cana até o engarrafamento da bebida. Por isso, Carlos Lyra, dono do local fundado em 2017, valoriza a caipirinha em sua receita original — feita com cachaça — e não com outras bebidas alcoólicas, como a vodca.

— Quando não é feito com cachaça muda completamente o sentido, não é a mesma coisa. E a nossa é muito boa! Quem vem aqui bebe muito e não sente nada. É feita com cachaça artesanal, então não dá dor de cabeça! — brinca.

Carlos, de 73 anos, espelha seu amor pela caipirinha em seu bar, e aproveita inclusive para passar um pouquinho dessa cultura brasileira para os que visitam o local. Para ele, o segredo da caipirinha perfeita está na simplicidade.

— O Rio de Janeiro é a capital que mais recebe turistas no mundo, e a primeira coisa que eles pedem aqui é para provar a caipirinha. Eles fazem um passei pela Cinelândia, pela Lapa e chegam até aqui aprender como fazer essa bebida — conta ele: — Eu faço uma e depois deixo eles fazerem sozinhos. Eles estão pegando o jeito, estão até fazendo melhor do que eu!

*Estagiária sob supervisão de Giampaolo Morgado Braga





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio