Uma versão mais acessível do caminhão elétrico da Tesla, denominada Semi Light, deverá contar com baterias à base de fosfato de ferro e lítio (LFP), segundo planeja a montadora. Essa versão do veículo não tem ainda uma data de lançamento confirmada, mas não será a única a receber componentes LFP.
Unidades futuras do Model 3 e do Model Y também devem acabar usando baterias à base de ferro. A maioria desses modelos da Tesla nos Estados Unidos, atualmente, usa baterias à base de níquel – e a alteração deve ajudar a diminuir o preço final ao consumidor.
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Ainda muito centrada na China, a participação dos componentes LFP no mercado global de baterias para veículos eletrificados (elétricos, híbridos plug-in e híbridos) teve um aumento significativo nos últimos meses. Em especial, em modelos da Tesla e da chinesa BYD.
Tesla entre China e EUA
Agora, o movimento poderá chegar com um pouco mais de força aos Estados Unidos – mas enfrentando um cenário complexo, onde grandes fabricantes de baterias à base de ferro são da China, como é o caso da CATL. Ou seja, levando em consideração as tensões comerciais entre os chineses e os norte-americanos, acabamos diante de um dos principais desafios para a popularização do LFP no Ocidente.
Em relação à opção mais em conta do caminhão da Tesla, ela está sendo cogitada para oferecer um pouco mais de 480 km de autonomia a cada carga. O modelo atual, que teve as primeiras unidades entregues em dezembro de 2022, tem a autonomia estimada em 800 km, usando baterias à base de níquel.
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Via Reuters
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