O Brasil vai ganhar mais uma estação de navegação por satélite Glonass, sistema de geolocalização russo criado durante a Guerra Fria como uma resposta ao GPS. A Rússiafirmou um contrato para instalar sua quinta estação em território brasileiro até o fim do ano.
A nova estação Glonass ficará em Belém (PA) e se junta às outras quatro distribuídas no Recife (PE), Santa Maria (RS) e duas em Brasília (DF).
O acordo foi assinado entre uma filial da agência espacial russa Roscosmos, por uma parte, e a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), por outra.
Com o sistema de navegação russo, o Brasil ganha acesso à tecnologia de geolocalização, podendo contar com um segundo sistema além do GPS, já que não há condições de lançar seu próprio conjunto de satélites.
Concorrente na China
Na China, o BDS, seu próprio sistema de navegação por satélite, promete ser um competidor de peso para o Glonass, por prometer entregar uma cobertura global mais precisa que o sistema russo e que o europeu Galileo.
A expectativa é que o BDS seja capaz de oferecer uma precisão de localização de 10 centímetros, além de serviços de telecomunicações. Como comparação, o GPS garante, atualmente, uma precisão de 30 centímetros.
No fim de junho, o país concluiu com sucesso o lançamento do último satélite do programa BeiDou, marcando os passos finais de uma longa jornada chinesa para instituir o BDS.
Via: Uol
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions