Um sítio fossilífero localizado no Parque Estadual Berlin-Ichthyosaur, em Nevada, nos EUA, parece ter sido um antigo berçário de ictiossauros. Foram encontrados restos de diversas espécies, como os Shonisaurus popularis e os ictiossauros de até 15 metros de comprimento, que viveram no Triássico superior.
Os ictiossauros se pareciam com grandes lagartos, porém, eles viviam no mar e migravam de maneira parecida com a das baleias atuais. foi a partir desse comportamento que os cientistas conseguiram explicar a presença de 37 Shonisaurus popularis, no parque norte-americano. Até então, nada explicava, de maneira satisfatória, a presença de tantos restos mortais acumulados na região.
Leia mais:
- Maior ictiossauro do mundo pode ter sido descoberto nos Alpes Suíços
- Pesquisadores encontram fóssil gigante de ‘dragão marinho’
- Cientistas descobrem monstro marinho que viveu no período Triássico
Através o uso de técnicas de digitalização 3D e geoquímica do local, uma equipe de cientistas da Universidade Vanderbilt, do Museu de História Natural de Utah e da Instituição Smithsonian analisou fósseis que já estavam em museus, fotografias, notas de arquivo e outros documentos que pudessem colaborar com a resolução do enigma. Até mesmo dentro do próprio parque foram encontrados exemplares úteis na busca.
A modelagem 3D e codificação por cores permitiram que os pesquisadores soubessem a disposição dos animais, no local onde foram encontrados. Já os testes geoquímicos realizados no mineral excluíram a hipótese de cataclismos, como atividade vulcânica, já que não foi detectada a presença de mercúrio ou falta de oxigênio nas águas.
Berçário de ictiossauros
Um ponto curioso sobre o sítio foi que não há evidências de restos de outros peixes ou animais que pudessem ter servido de alimento para o S. popularis e isso corroborou ainda mais com a hipótese de um berçário. O que de fato tornou essa possibilidade ainda mais acentuada foi a presença de espécimes de recém-nascidos ou em estágio embrionário.
A partir disso, ficou claro que gerações e mais gerações de ictiossauros iam para o local para dar à luz. Durante esse processo, alguns animais sofriam baixas e seus despojos mortais ficavam no fundo do mar, local onde foram preservados. Com essa hipótese mais robusta, a equipe está em busca de sítios onde há ictiossauros preservados, especialmente na América do Norte. Encontrar novos leitos pode ajudar os cientistas a descobrirem mais sobre os hábitos e características desses grandes répteis.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Berçário de lagartos pré-históricos é descoberto em Nevada, nos Estados Unidos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions