Avião elétrico da NASA se aproxima de primeiro voo

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A NASA revelou que seu avião experimental totalmente elétrico deu um “grande passo” em direção ao seu voo inaugural, após concluir com sucesso o teste térmico de seus controladores de motor de cruzeiro.

A agência espacial trabalha na aeronave X-57 Maxwell totalmente elétrica desde 2016 com o objetivo de criar uma máquina voadora eficiente e silenciosa que seja mais gentil com o meio ambiente. Em uma postagem recente em seu blog, a NASA explicou que o teste térmico dos controladores do motor de cruzeiro é vital para o projeto.

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Isto “porque [o teste térmico] valida o design, a operacionalidade e a qualidade de fabricação dos controladores”, descrevendo-os como “componentes críticos para fornecer energia ao motor elétrico experimental do X-57”. A NASA acrescentou que sistemas complexos como esses têm partes sensíveis à temperatura e, portanto, deve ser confirmado que eles são capazes de lidar com condições extremas durante o voo.

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Os controladores foram recentemente testados dentro de uma câmara de teste no Centro de Pesquisa John H. Glenn da NASA em Cleveland, Ohio. As temperaturas dentro da câmara foram definidas em um nível para replicar o que o X-57 poderia experimentar em voo: -23,9 graus Celsius a -99,3 graus Celsius.

Com a confirmação da capacidade dos controladores de lidar com as temperaturas desafiadoras, a equipe do X-57 da NASA agora está se movendo para combinar todos os sistemas do avião para garantir que funcionem como um só, um processo que a NASA descreve como “um dos maiores desafios para uma aeronave, especialmente um avião X único”.

A aeronave está sendo construída modificando uma aeronave italiana Tecnam P2006T, adicionando um sistema de propulsão elétrica que possui baterias de íon-lítio junto com 14 motores elétricos e hélices.

Ainda não foi marcada uma data para o voo inaugural do X-57 Maxwell, e a aeronave agora enfrenta uma revisão de prontidão de voo no Armstrong Flight Research Center da NASA, na Califórnia.

A NASA publicou em seu Twitter oficial nesta terça-feira (7) que os pilotos do X-57 usarão uma tela de realidade aumentada 4K em vez de olhar por uma janela de cockpit convencional. “Alguns helicópteros de resgate já estão implementando essa tecnologia para ajudar a navegar em espaços aéreos lotados”, disse.

Cada vez mais, a indústria da aviação está explorando a tecnologia elétrica para alimentar aeronaves. A United Airlines, por exemplo, investiu uma quantia não revelada há dois anos na empresa sueca Heart Aerospace, que está desenvolvendo um avião elétrico com alcance de 250 milhas.

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