RIO – Desta segunda-feira até a próxima quarta, mais 154 voos da Avianca estão oficialmente cancelados. A lista completa pode ser acessada
aqui
. No fim de semana que passou,
outros 25 foram suspensos
e geraram
reclamações de passageiros que só ficaram sabendo do cancelamento ao chegar ao aeroporto para embarcar
. A empresa disse que vai divulgar hoje o esquema de voos para o feriado de Páscoa, que inicia na próxima quinta-feira.
A companhia está em recuperação judicial desde dezembro e os cancelamentos foram anunciados depois de credores conseguirem na justiça o direito de arrestamento de dez aviões para pagamento de dívidas. Ao total, a companhia tem uma pendência de R$ 1 bilhão. A empresa se comprometeu a devolver o valor pago pelas passagens dos voos cancelados ou realocar os passageiros, de acordo com a preferência de cada um.
Saiba quais são os seus direitos e a quem recorrer
A Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estão acompanhando de perto a operação da empresa
para garantir a prestação do serviço aos consumidores.
Na quarta-feira, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP), notificou a empresa para que esclareça sobre a continuidade de seus voos e determinou que apresentasse um plano de contingência.
O departamento quer ainda que a Avianca informe as medidas adotadas para realocação de seus consumidores em caso de cancelamento de voos. A aérea tem cinco dias para prestar esclarecimentos. A falta de resposta pode levar a l instauração de processo administrativo.