Astrônomos descobrem o buraco negro mais distante já observado

32
Anúncio Patrocinado


O buraco negro mais distante já observado foi descoberto por uma equipe de astrônomos liderada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Batizado de J0313-1806, o objeto é um “quasar”, nome dado a um buraco negro supermassivo que acumulou ao seu redor um disco de matéria superaquecida.

Como esse disco pode ser formado por gás ou estrelas inteiras, os quasares são alguns dos objetos mais brilhantes do universo, mais até que as galáxias que os abrigam.

A nova descoberta tem massa estimada em 1,6 bilhões de vezes a do nosso Sol, e está a 13,03 bilhões de anos-luz da Terra.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Ou seja, o que estamos vendo é como ele era quando o universo tinha apenas 670 milhões de anos, 5% de sua idade atual.

Quasares são importantes para entender a evolução do universo, já que os cientistas acreditam que eles são o principal mecanismo que encerra a produção de novas estrelas em uma galáxia.

Basicamente eles agem como um “maçarico”, aquecendo o gás ao seu redor e esgotando o suprimento de hidrogênio frio que é necessário para a formação de estrelas.

Não que isso vá acontecer com a galáxia que abriga esse novo buraco negro tão cedo. Mesmo com ele devorando 25 massas solares por ano.

O post Astrônomos descobrem o buraco negro mais distante já observado apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio