Assista: Japão lança primeiro satélite de 2025 com sucesso

6
Lançamento do foguete H3, da JAXA
Anúncio Patrocinado


O Japão deu o pontapé inicial nas missões espaciais de 2025. Na manhã deste domingo (02), o país lançou o satélite de navegação Micihibiki 6 a bordo da nave espacial H3.

Depois de 29 minutos, o equipamento foi posicionado na órbita geoestacionária da Terra com sucesso, seguindo o planejamento.

Lançamento é o quinto com sucesso do foguete H3 (Imagem: JAXA/Reprodução)

Japão lançou primeiro satélite do ano com sucesso

O foguete H3 decolou às 17h30 do horário local do Japão, a partir do Centro Espacial Tanegashima, na cidade de Minamitane. Ele carregava o satélite de navegação Micihibiki 6, de 4.900 quilos, até a órbita geoestacionária da Terra (onde a maioria dos satélites ficam). Após 29 minutos do lançamento, o equipamento chegou ao local planejado.

Segundo o Space.com, depois que o satélite chegar à órbita final e concluir sua fase de verificação, ele será o quinto membro do Sistema de Satélites Quasi-Zenith do Japão (QZSS), que começou a operar em novembro de 2018.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

A decolagem deste domingo, a primeira do ano para o Japão, foi a quinta do H3 de dois estágios. O foguete foi desenvolvido pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) em parceria com a Mitsubishi Heavy Industries para substituir o H-2A. No entanto, a estreia do H3, em março de 2023, falhou, resultando na perda de um satélite de observação. Os quatro voos anteriores foram um sucesso.

foguete-jaxa-h3-1024x633 Assista: Japão lança primeiro satélite de 2025 com sucesso
Foguete H3 fará parte de uma constelação de seis satélites (Imagem: JAXA/Reprodução)

Leia mais:

  • O que é GPS? Veja como funciona o sistema de navegação
  • Empresa japonesa planeja missões para minerar hélio-3 na Lua
  • Bola de fogo: satélite da Starlink explode ao cair do céu nos EUA

Como funciona o sistema de satélites japonês

  • Segundo um comunicado da JAXA descrevendo o projeto QZSS, o sistema é compatível com satélites GPS e pode ser utilizado de forma integrada a eles;
  • O sistema será formado por seis satélites (o Micihibiki 6 é o quinto), com o objetivo de melhorar a precisão do sinal GPS no Japão;
  • Além do país, outras regiões da Ásia e da Oceania (em longitudes próximas ao Japão) também poderão usufruir do sinal.

Veja o lançamento:

O post Assista: Japão lança primeiro satélite de 2025 com sucesso apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

Gestor de Tráfego

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions