Assista à SpaceX ultrapassar a marca de 3 mil satélites Starlink lançados em órbita

6
Anúncio Patrocinado


Esta noite será histórica para a SpaceX. Com o lançamento da missão Starlink Group 4-26, a empresa vai ultrapassar a marca de 3 mil satélites implantados na megaconstelação de seu serviço de internet banda larga de longo alcance.

Um foguete Falcon 9 de dois estágios carregado com 53 espaçonaves Starlink está programado para decolar do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, nesta terça-feira (9), às 19h57 (todos os horários mencionados são pelo fuso de Brasília), com transmissão em tempo real  pelo canal da SpaceX no YouTube, a partir das 18h45.

starlink Assista à SpaceX ultrapassar a marca de 3 mil satélites Starlink lançados em órbita
Com o lançamento desta terça-feira (9), a SpaceX passará a contar com mais de 3 mil satélites Starlink na órbita da Terra. Imagem: Aleksandr Kukharskiy – Shutterstock

De acordo com o site Space.com, há 70% de chances de clima favorável para a decolagem, mas, caso não aconteça, uma oportunidade de backup estará disponível na quarta-feira (10), às 19h36.

Se tudo correr de acordo com o plano de voo, cerca de nove minutos após o lançamento, o primeiro estágio do foguete voltará à Terra para um pouso vertical na balsa-drone A Shortfall of Gravitas, já estrategicamente posicionada no Oceano Atlântico ao largo da costa da Flórida.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Enquanto isso, o estágio superior segue seu caminho rumo à órbita baixa da Terra, onde implantará os satélites em torno de uma hora após a decolagem.

A missão desta noite será a 21ª dedicada à Starlink em 2022. Além disso, este será o 35º voo orbital da SpaceX neste ano, o que representa quatro a mais do que a marca recorde alcançada pela empresa em todo o ano passado. A meta anunciada para este ano é de 52 lançamentos.

Outro recorde próprio será batido: quando o primeiro estágio aterrissar, será o 61º pouso consecutivo de um propulsor reutilizável. Neste caso, o modelo a ser utilizado será o B1073, que estará em sua terceira missão. O reaproveitamento de propulsores é uma prioridade para a SpaceX, que já tem dois deles com o número recorde de 13 lançamentos cada.

Leia mais:

Na contagem geral, este é o 53º lançamento operacional Starlink e o 24º destinado a implantar satélites na concha 4 da megaconstelação. De acordo com o site EveryDay Astronaut, serão necessários mais 35 lançamentos para completar essa região. 

Atualmente, a SpaceX tem 2.957 satélites implantados (somando as quatro conchas). Com o lote a ser lançado esta noite, o número subirá para 3.010. A primeira fase da implantação de satélites Starlink é composta por cinco conchas orbitais (a segunda, por mais quatro).

E a megaconstelação ainda ficará maior, já que a SpaceX tem autorização para 12 mil satélites e solicitou aprovação para outros 30 mil, totalizando 42 mil.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Assista à SpaceX ultrapassar a marca de 3 mil satélites Starlink lançados em órbita apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio