Artemis 1 volta à Terra hoje; saiba como assistir 

7
Anúncio Patrocinado


A missão Artemis 1 termina neste domingo (11). Se tudo ocorrer como planejado, a cápsula Órion vai fazer sua reentrada na Terra após pouco mais de 20 dias no espaço.

A Orion cairá na costa da Baixa Califórnia, estado mexicano que faz fronteira com a Califórnia estadunidense. A espaçonave tem se portado bem até agora, de modo que os membros da Artemis 1 estão confiantes que a programação será cumprida. Contudo, eles não estão tomando nada como garantido.

O Olhar Digital transmite tudo a partir das 14h (horário de Brasília). Marcelo Zurita, astrônomo e colunista do Olhar Digital; e Lucas Soares, editor de ciências do site, estarão presentes nessa transmissão pra lá de especial no YouTube.

Fim da missão Artemis 1 é o começo da 2

A volta da Orion para seu planeta natal será, sem dúvida, uma das fases mais desafiadoras da Artemis 1. Isso porque a cápsula entrará na atmosfera terrestre na velocidade de 40 mil km/h, cerca de 32 vezes a velocidade do som.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Uma reentrada bem-sucedida é fundamental para o sucesso da missão, já que a Artemis 1 é um teste para as futuras missões tripuladas que levarão astronautas para a Lua. 

Durante sua reentrada, a Orion deve chegar a temperaturas de até 2,8 mil ºC – metade da temperatura da superfície do Sol. O escudo térmico da cápsula terá que suportar essa carga térmica, protegendo o restante da espaçonave.

Leia mais:

Todavia, este será um grande teste para esse escudo, pois ele é novo e ainda não enfrentou tais condições. Ele possui 5 m de largura, sendo o maior escudo térmico desse tipo.

A Orion deve cair a apenas 480 km do local originalmente imaginado para sua aterrissagem, que era perto da cidade de San Diego. A mudança foi feita para escapar do clima tórrido esperado mais ao norte, explicaram os membros da equipe da missão.

Um navio da marinha dos EUA, o USS Portland, estará na área aguardando para recolher a cápsula e levá-la de volta à San Diego. De lá, ela será encaminhada ao Centro Espacial Kennedy da NASA, onde passará por check-out pós-voo completo.

Se a Orion for bem-sucedida em sua aterrissagem no domingo (11), a NASA iniciará o preparo da próxima missão Artemis, a Artemis 2, que enviará astronautas para orbitarem a Lua em 2024. Já a Artemis 3 está programada para deixar homens e mulheres no polo sul lunar em 2025 ou 2026.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

O post Artemis 1 volta à Terra hoje; saiba como assistir  apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio