Artemis 1: cápsula Órion aciona motores em direção a lua

3
Anúncio Patrocinado


A missão Artemis 1 decolou na madrugada de hoje, às 3:47h no horário de Brasília. A cápsula Órion ion foi lançada pelo foguete Space Launch System (SLS) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Cerca de oito horas após o lançamento os motores da cápsula finalmente foram ativados.

A cápsula já havia sido direcionada pelo foguete duas horas após a decolagem, mas testes no sistema de manobras foram realizados antes dos motores da Órion serem acionados. A queima dos motores, conhecida como manobra de Outbound Trajectory Correction (OTC) levou apenas 30 segundos para ser realizada e ocorreu sem problemas.

A Orion já foi utilizada outras 19 vezes entre 1984 e 2002. Em sua vigésima viagem ao espaço ela vai testar tecnologias para suas próximas missões. O próximo teste realizado pela cápsula será a missão Artemis 2, que pela primeira vez contará com tripulação. Pouco tempo depois do seu lançamento, ela já tem enviado imagens do espaço e de si mesma para Terra.

Leia mais:

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Artemis 1: lançamento histórico

Segundo estimativas, a cápsula Órion levará cerca de seis dias para chegar à Lua. Assim que ela se estabelecer, Orion quebrará um recorde de maior distância da Terra já alcançada por uma espaçonave com classificação humana, superando a distância 400.170 quilômetros alcançada pela espaçonave Apollo 13 da NASA em abril de 1970.

A cápsula Orion retornará à Terra em 11 de dezembro deste ano. Seu pouso está previsto para ocorrer no Oceano Pacífico, perto da costa da Califórnia. Essa missão vai determinar as condições para a Artemis 2, prevista para ocorrer em 2024. Ela será a primeira a levar humanos de volta à Lua desde o fim do programa Apollo em 1972. Apesar disso, ela não pousará astronautas na superfície do satélite natural da Terra, a responsável por esse feito será a Artemis 3, que pode ocorrer em 2025.

O lançamento da Artemis 1 foi transmitido ao vivo pelo Olhar Digital, com apresentação do editor de Ciência e Espaço do site, Lucas Soares, e do nosso colunista especializado Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON). Contamos também com a participação especial do astrônomo amador Edson Jaquecene, divulgador científico em Moçambique, que trabalha com ciência cidadã nos países de língua portuguesa da África. A transmissão encontra-se disponível no canal do YouTube da Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Artemis 1: cápsula Órion aciona motores em direção a lua apareceu primeiro em Olhar Digital.



Fonte do Artigo
Tags:

#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions

Anúncio