Diversos apps da Play Store contém malware de variadas ameaças, e foram instalados cerca de 10 milhões de vezes em smartphones, segundo um relatório técnico divulgado pela empresa de segurança Dr. Web.
De acordo com o documento, os apps com malware estão disfarçados de editores de imagem, packs de papéis de parede, otimizadores de sistema e teclados virtuais, prometendo diversas utilidades aos seus usuários quando, na verdade, executam comandos que permitem a seus criadores roubar identidades de perfis em redes sociais e outras informações sigilosas que possam estar armazenadas no smartphone.
Leia também
- Clientes que tiveram NFTs roubados vão receber reembolso de US$ 500 mil
- Pixel 6a ainda não lançou, mas já pode ter um problemão de segurança
- Microsoft anuncia reforços na proteção do Remote Desktop Protocol
![[Tags] shutterstock_1532815775 Apps com malware foram instalados 10 milhões de vezes em smartphones Android](https://img.olhardigital.com.br/wp-content/uploads/2022/07/shutterstock_1532815775.jpg)
Outros problemas identificados em alguns destes apps incluem a exibição forçada e intrusiva de publicidade digital e a assinatura disfarçada de serviços premium com cancelamento dificultado. A lista foi encaminhada ao Google, que prontamente removeu a maior parte dos aplicativos em questão de sua loja virtual. Entretanto, três dos listados ainda seguiam presentes até o fechamento desta nota.
Water Reminder e Yoga – For Beginner to Advanced, por exemplo, continham cerca de 100 mil e 500 mil downloads, respectivamente, apesar de sua pontuação bem baixa nas avaliações de usuários. Segundo a listagem do Dr. Web, ambos pertencem a uma categoria conhecida como Joker Apps – aplicações que imputam cobranças fraudulentas nos números de telefones de suas vítimas ao inscrevê-los em serviços premium tarifados diretamente na fatura.
Outro app notável é o Neon Themed Keyboard, um teclado virtual que conta com mais de um milhão de downloads. Ironicamente, o app de teclado impedia a digitação do dispositivo, o que por sua vez impedia que o usuário pudesse desinstalá-lo. Segundo alguns relatos na página de avaliações do app (nota 1,8 de 5), muita gente teve que fazer a restauração de fábrica do aparelho para remover o software por completo.
Vale lembrar que, ainda que o Google exclua todos os aplicativos denunciados, caso você os tenha instalado antes da remoção, eles ainda continuarão no seu smartphone, então a desinstalação manual deverá ser usada para se livrar deles.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
O post Apps com malware foram instalados 10 milhões de vezes em smartphones Android apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions