A Apple confirmou nesta segunda-feira (28) que a próximo grande atualização do sistema operacional, iOS 18.2, será lançada em dezembro. O update trará uma série de novos recursos baseados em inteligência artificial, incluindo a integração do ChatGPT com a Siri.
O anúncio vem logo após o lançamento do iOS 18.1, que já introduziu as primeiras ferramentas de IA da Apple, como Writing Tools e Clean Up. A nova atualização promete expandir significativamente as capacidades de inteligência artificial dos dispositivos. A principal expectativa do público para o fim do ano é se, de fato, a Siri vai ter uma grande melhora com o ChatGPT, ficando mais útil e inteligente.
Leia mais:
- Nubank lança NuCel, seu primeiro serviço de telefonia móvel
- Crise no Metaverso? Apple pode suspender produção do Vision Pro
- ChatGPT deixa Siri mais útil e inteligente? Confira as primeiras impressões
Entre as principais novidades do iOS 18.2 estão:
- Criação de imagens personalizadas a partir de descrições textuais
- Criação de emojis customizados usando descrições em texto
- Integração ChatGPT na Siri: assistente virtual ganha recursos avançados de conversação
- Novas funcionalidades para Ferramentas de Escrita, incluindo “Compor” e “Descrever sua alteração”
- ‘Inteligência visual’ exclusiva para usuários do iPhone 16
- Ferramenta ‘Image Wand’ para transformar rascunhos em imagens completas no aplicativo Notas
A empresa também confirmou que expandirá a disponibilidade dos recursos de Inteligência Artificial para mais regiões com o iOS 18.2. “Novos recursos de Inteligência Apple estarão disponíveis em dezembro, com capacidades adicionais sendo implementadas nos próximos meses”, afirmou a empresa em comunicado.
Para 2025, a Apple já planeja mais atualizações significativas, que devem chegar com o iOS 18.3 e 18.4. Entre as novidades previstas estão as Notificações Prioritárias e uma versão ainda mais avançada da Siri, com contextualização pessoal e ações dentro dos aplicativos.
Testando a Siri com ChatGPT no iOS 18.2
A repórter Allison Johnson, do The Verge, testou essa Siri mais esperta e conta suas primeiras impressões. Segundo ela, a nova Siri ainda lida com perguntas básicas por conta própria e continua apenas pesquisando algo no Google quando essa for a melhor maneira de obter a resposta. Sobre a integração com o ChatGPT, a assistente pede confirmação toda vez que quiser passar uma solicitação para a IA da OpenAI.
Em tese, isso é bom. Mas irrita depois de um tempo, segundo Allison – que desativou a necessidade de confirmação após uma tarde usando a nova Siri. Na prática, questões mais complexas vão para o ChatGPT. “O que significa que a Siri pode lidar com muito mais coisas do que eu costumava pedir”, escreve Allison. “Pergunte ‘Quais são alguns coquetéis que posso fazer com uísque e suco de limão?’ e você receberá uma lista curta de opções com descrições. A velha Siri basicamente só mostraria um trecho de pesquisa do Google.”
Inteligência Visual da Siri
Sobre a tal “Inteligência Visual”, é assim:
- Ela é acessada quando a pessoa pressiona aquele novo botão de controle da câmera;
- Após tirar uma foto, você pode fazer com que o ChatGPT a analise ou usar a pesquisa de imagem do Google para encontrar resultados semelhantes na web.
É uma versão gloriosa do Google Lens adaptada para iOS, e já era hora de os iPhones terem algo assim embutido. Allison descreveu a Inteligência Visual como “muito boa”. “Ela apresentou uma lista decente de coquetéis a fazer com base em uma foto do meu bar em casa e me ajudou a iniciar um reparo em casa com uma imagem do problema.”
‘Armadilhas’ da IA
Por outro lado, Allison aponta que “todas as armadilhas familiares dos chatbots de IA estão presentes, o que a Apple avisa em cada interação que você tem com o ChatGPT”.
Exemplo: “Pedi que ele explicasse a piada em uma tira de quadrinhos do Garfield, e ele inventou completamente detalhes que não estavam lá (embora, para ser justo, a piada que ele criou fosse mais engraçada do que o material original). Perguntei sobre os livros na minha estante e ele “alucina” alguns títulos que definitivamente não estão lá.”
Siri, ChatGPT e privacidade
A Apple implementou o que Allison chamou de “boas proteções de privacidade” em relação ao uso do ChatGPT por meio da Siri. A OpenAI é “obrigada a processar sua solicitação exclusivamente para o propósito de atendê-la e não armazena sua solicitação ou quaisquer respostas que fornece”, afirma a Apple. E as informações não serão usadas para treinar modelos de IA. Detalhe importante: se você fizer login na sua conta OpenAI, suas solicitações são salvas no histórico do ChatGPT e todos os termos da OpenAI se aplicam. Mas você não precisa de uma conta OpenAI para usar o ChatGPT via Siri.
O post Apple revela quando lançará o iOS 18.2 e a Siri com ChatGPT apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte do Artigo
Tags:
#tecnologia #tecnologias #technology #tecnolog #iphone #informatica #tech #design #samsung #internet #apple #smartphone #seguranca #venezuela #celular #celulares #inovar #qualidade #software #empresas #cursos #engenharia #industria #marketing #ti #tecnoblog #veja #olhardigital #mundodigital #inteligenciaartificial #criar site #criar site curitiba #wiysolutions