*Por Juliano Rangel
A alegria da vitória por 3 a 1 no amistoso diante da Argentina, na última sexta-feira (22), em Madri, durou pouco pelos lados da Venezuela. Logo após a partida, o técnico da seleção Vinotinto, Rafael Dudamel, mostrou seu descontentamento com uma situação ocorrida no vestiário da equipe e colocou seu cargo à disposição da Federação Venezuelana de Futebol (FVF).
Leia mais: Na estreia de Tata Martino, México atropela Chile em amistoso
Após goleada da Venezuela, Messi é cortado da Seleção Argentina
Em entrevista coletiva após o duelo, Dudamel demonstrou total insatisfação com a com a visita de Antonio Ecarri, embaixador venezuelano em Madri, ao vestiário da equipe antes do jogo. A ida de Ecarri ao local foi vista como um uso político por parte de Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino da Venezuela.
Em sua fala, o treinador disse que o momento é de pensar na continuidade de seu trabalho, mas destacou que colocou se cargo à disposição da FVF. “Nunca escondi o reconhecimento que tenho com a Federação e seus líderes, no apoio e na credibilidade que eles passaram ao trabalho. Hoje penso na continuidade. Falei com o vice-presidente da FVF (Federação Venezuelana) depois do jogo e coloquei meu cargo à disposição. Durante todo esse tempo estamos vivendo em águas muito turvas porque estamos muito politizados”, disse Dudamel.
Rafael Dudamel puso su cargo a la orden como DT de la selección de fútbol Vinotinto. Horas despúes de grabar un video junto al embajador de Venezuela en España, Antonio Ecarri. Video cortesía #ElToqueDeDiana pic.twitter.com/5gPu6Z1ati
— El Toque de Diana (@elToquedeDiana) March 22, 2019
Ainda de acordo com a mídia Venezuela, a visita de Ecarri ao vestiário teve um pedido por parte de Dudamel: que os registros fotográficos fossem utilizados apenas para uso interno. Mas, a embaixada da Venezuela na Espanha publicou um vídeo da visita, e Guaidó o retuitou.
Mucho éxito a nuestra @SeleVinotinto en su juego de hoy. Cada vez que salen a la cancha, ustedes representan la fuerza y la determinación de todo nuestro país, representan el alma de esta nación. https://t.co/lfLuy8qBng
— Juan Guaidó (@jguaido) March 22, 2019
Sobre o futuro, disse que irá conversar, friamente, com o vice-presidente da FVF. “Vou me sentar para conversar, friamente, novamente com o vice-presidente (da FVF). Você já sabe qual é a minha posição. Dentro da minha decisão e posição, discutiremos isso com o vice-presidente e com o presidente Laureano González. Eles serão responsáveis por tomar uma decisão. Com responsabilidade vou participar do jogo na segunda-feira”, finalizou Dudamel, já se lembrando do amistoso que a seleção venezuelana fará na próxima segunda-feira (25) contra a seleção da Catalunha.