Após protesto de família, paciente com câncer é transferido e consegue tratamento oncológico

203
Anúncio Patrocinado


Valdeci Pinheiro Neto, de 21 anos, que aguardava numas enfermaria do Hospital Salgado Filho, no Méier, o cumprimento de uma decisão judicial para conseguir um tratamento oncológico, vai finalmentete receber atendimento especializado.

Na noite deste domingo, ele foi transferido para o Hospital universitário Graffée Guinle, no Marcanã. De acordo com Danuza Alves, prima de Valdeci, o rapaz recebeu ajuda de amigos e acabou sendo removido para ter uma chance de continuar lutando pela vida.

Segundo a Secretaria estadual de Saúde, a transferência aconteceu depois que a central de regulação disponibilizou uma vaga para o Graffée Guinle.

Valdeci havia sido diagnosticado com câncer no reto, nos rins e na face, e permanceu internado, por 11 dias, no Hospital Salgado Filho.

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

xmanifesto.jpg.pagespeed.ic.Hdlo9cow6w Após protesto de família, paciente com câncer é transferido e consegue tratamento oncológico
Amigos e parentes de Valdeci realizaram protesto pedindo tratamento oncológico para o rapaz Foto: Danilo Firmino/Página Fala, Subúrbio!

No último dia 5, a família do jovem conseguiu uma liminar, expedida pelo juiz de plantão do Tribunal de Justiça , determinando que a Prefeitura do Rio e o governo estadual fizessem a transferência do paciente para um hospital oncológico da rede pública.

O mesmo documento dizia ainda que, em caso de falta de vagas, o paciente deveria ser removido para um hospital particular especializado em tratamento do câncer, e que a s despesas teriam de ser custeadas pelo município e estado. O prazo para cumprimento da ordem judicial foi fixado em duas horas, prevendo inclusive multa de mil reais em caso de desobediência.

Apesar disto, Valdeci permaneceu internado no Salgado Fillho, até às 20h45 deste domingo, em uma enfermaria do Hospital Salgado Filho.

Desesperada, a família realizou dois protestos, no sábado, para chamar a atenção das autoridades. Os atos aconteceram na porta do Salgado Filho e próximo à estação do BRT de Madureira. Segundo Danuza, Valdeci teve um câncer no intestino, há seis anos, e foi curado.

— Meu primo chegou bem debilitado e foi direto para o Centro de Tratamento Intensivo onde já deveria estar há mais tempo. O primeiro milagra já foi feito. Agora vamos orar e pedia deus pelo Valdeci — disse Danuza.

Mais cedo, a Secretaria estadual de Saúde emtiu nota informando que estava buscando vaga para o paciente.

“…Além dos investimentos na atenção básica, a SES está contratando diretamente serviços para realização de radioterapia, fazendo com que anualmente 5.790 pessoas sejam beneficiadas, sendo 2.066 apenas para câncer de mama. Outra política para fortalecer a regularização para tratamento de câncer é o compromisso do estado de custear as despesas de transporte e estadia dos pacientes e acompanhantes quando necessário.
A secretaria esclarece ainda que a maior parte dos atendimentos oncológicos no estado é realizada nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACONS). Na Região Metropolitana I*, grande parte do tratamento fica a cargo da rede federal, que concentra as consultas especializadas, e estas unidades vem reduzindo de forma importante a oferta de vagas” diz um trecho da nota
Já a Secretaria municipal de Saúde informou que a regulação de vagas para tratamento do câncer não são feitas pelo munícipio. Abaixo, a integra da resposta

“A Subsecretaria de Regulação informa que:
– vagas para tratamento oncológico são reguladas pelo Sistema Estadual de Regulação (SER) e ofertadas no Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e no Instituto Nacional do Câncer (INCA);
– vale ressaltar que a busca por vagas em unidades privadas cabe à Justiça;
– mesmo que o tratamento de casos oncológicos não sejam atribuição de unidades da rede municipal, o paciente Valdeci Pinheiro Neto foi acolhido, medicado e segue sendo assistido pela equipe médica do Hospital Municipal Salgado Filho;
– é importante lembrar que o pedido de transferência do paciente foi inserido no dia 2 de novembro, no Sistema Estadual de Regulação (SER) e aguarda disponibilidade de vaga de transferência para hospital com serviço de oncologia. Em 7 de novembro, foi inserido novamente um pedido de transferência para leito de oncologia, que detalhou o caso do paciente e os exames que diagnosticaram o linfoma.”





Fonte do Artigo
Tags:

#noticia #novidades #noticias #venezuela #seo #instagram #cicpc #policia #ultimahora #seguridade #informacao #paz #urgente #policiacientifica #criminalisticcicpc #crimes #extra #ultimahoranoticia #brazil247 #governo #brasil247 #bolsonaro #jornalismo #informacoes #news #jornal #tiktok #fgts #pis #caixa #loterias #megasena #lotofacil #megamania #sus #ibge

Anúncio