Ao longo dos anos, o público jogador de Fifa se acostumou a comprar jogos com atletas na capa. Era até um ponto importante do marketing da Electronic Arts: diferentes regiões recebem diferentes capas do jogo dependendo das preferências por atletas locais. Fifa 20, que será lançado neste ano, será diferente, no entanto, trazendo apenas o nome do jogo e uma ilustração na capa.
Não é difícil entender o que motivou a EA a mudar sua estratégia neste ano, embora não haja manifestação oficial da empresa sobre o tema. Dois dos astros que ilustraram a capa do jogo Fifa 19 acabaram se envolvendo em acusações de estupro: Cristiano Ronaldo deveria ser o grande destaque do game, mas foi substituído por Neymar na arte de capa do jogo nas lojas virtuais.
Ainda que não tenham sido julgados e condenados até o momento, uma acusação tão grave mancha a reputação dos atletas e faz com que empresas repensem a ideia de associar suas marcas a essas polêmicas. Em meio ao furacão das acusações de Najila Trindade contra Neymar, o jogador chegou a perder um contrato com a Mastercard para uma campanha publicitária, por exemplo.
Uma arte com Neymar na capa do jogo chegou a aparecer na PlayStation Store e, segundo a Folha de S. Paulo, foi produzida por um brasileiro chamado Cristiano Siqueira a pedido de um estúdio chamado Cinco Design, como parte de um projeto gráfico produzido para a EA. Ele conta que o contrato previa, inclusive, a utilização mundial da imagem. Agora que o game foi revelado e está disponível em pré-venda, sua arte não aparece mais nas vitrines.
Apesar de esconder os atletas da capa, tudo indica que a parceria entre Neymar e a EA segue firme. O atleta chegou a ser destaque no vídeo de divulgação do Fifa 20, junto com outros astros do Paris Saint-Germain, como o jovem Mbappé.
A decisão de omitir jogadores da capa parece ser restrita ao Fifa, e não uma ação mais ampla da EA Sports. Madden 20, o jogo de futebol americano da EA, terá na sua capa o quarterback Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs.