Apagão: Enel ainda mantém no escuro 417.405 clientes na Grande SP

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46_retro_2023_apagao_em_sao_paulo Apagão: Enel ainda mantém no escuro 417.405 clientes na Grande SP

Neste sábado (13) ao menos 417.405 clientes da Enel na Grande São Paulo continuavam sem fornecimento de energia elétrica. O apagão ocorre desde a quarta-feira (10), quando ventos de quase 100 km/h atingiram a região por conta da passagem de um ciclone. Isso representa cerca de 4,9% de todos os clientes da empresa na região metropolitana – desse volume, quase 300 mil estão na capital.

Ao longo da semana, a Enel informou que, por conta da queda de árvores na região, provocadas pela ventania, trechos inteiros da rede elétrica foram interrompidos.

Segundo a Enel, “em algumas localidades, o restabelecimento é mais complexo, pois envolve a reconstrução da rede, com substituição de postes, transformadores e, por vezes, recondução de quilômetros de cabos”. 

A empresa alega que “mobilizou um número recorde de equipes em campo, chegando a quase 1.800 times ao longo do dia de quinta-feira [11]. Com as conexões e religamentos realizados até agora, a empresa conseguiu restabelecer o serviço para cerca de 3,1 milhões de clientes afetados pelo vendaval, utilizando sistemas de automação e com o trabalho intensivo das equipes em campo”.

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De acordo com a Enel, o fornecimento para todos os clientes deve ser normalizado até o fim de domingo (14).

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A distribuidora está trabalhando para restabelecer o serviço e normalizar o fornecimento aos consumidores atingidos pelo evento meteorológico dos dias 10 e 11 de dezembro até o fim do dia de amanhã.

Esclarecimentos aos consumidores

O Procon enviou uma série de solicitações para o esclarecimento dos planos e estrutura logística da Enel, com o prazo de 6 dias para responder.

Mas até lá, como o consumidor pode registrar sua reclamação e tentar um atendimento mais rápido?

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O órgão de defesa ao consumidor alerta que os afetados pela falta de energia devem ficar atentos aos seus direitos mediante a situação. Veja as orientações:

1º opção: em casos de falta de energia prolongada e possíveis prejuízos, como queima de eletrodomésticos e perda de alimentos, órgão orienta que o consumidor faça uma reclamação inicial diretamente com a distribuidora Enel.

2º opção: se não houver resposta ou a solução for insatisfatória dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica, o cliente deve recorrer ao Procon, que pode notificar a empresa exigindo uma solução imediata e a reparação dos danos. 

3º opção: se ainda assim não houve o ressarcimento, o consumidor deve entrar com uma ação no Poder Judiciário para ser indenizado por danos materiais e morais, já que existiu uma falha na prestação de serviço essencial. É preciso apresentar as provas necessárias do caso. 

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Notificações

Com mais de 24h de falta de energia em regiões de São Paulo, o órgão notificou a Enel, para que informe objetivamente qual a sua estrutura logística e plano de contingência para atender situações emergenciais. 

A ação levou em conta o histórico da empresa que demonstrou demora no restabelecimento da energia elétrica na cidade. Além disso, imagens de garagens da empresa com muitos veículos estacionados e a constatação de que não há equipes em grande quantidade pelas ruas. 

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