A real transformação tecnológica ainda está no ser humano

177
Anúncio Patrocinado



20190410063916_860_645 A real transformação tecnológica ainda está no ser humano

por Cesar Schaeffer*

A real transformação vai além dos bits, bytes, da robótica e da inteligência artificial. Esta semana eu acompanhei de perto o evento anual da Dell, uma das maiores empresas de tecnologia do planeta que comemora 35 anos agora, em 2019. A convenção aconteceu aqui em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O Dell Technologies World é grande: são cinco dias de imersão total em tecnologia. São painéis, palestras, mesas de discussões, demonstrações… Vem gente do mundo inteiro. São 15 mil pessoas entre analistas da indústria, jornalistas e, principalmente, profissionais da área de TI. Este ano, com o tema “Transformação Real”, o evento destacou uma série de produtos, soluções e estratégias – da própria Dell e também das suas dezenas de parceiros – que prometem ditar o futuro das infraestruturas de TI mundo afora a partir de agora.

Transformação Digital

Anúncio PatrocinadoGestor de Tráfego - Do Mil ao Milhão: Torne-se um Especialista em Tráfego Pago

Como era de se esperar, durante a semana foram diversos anúncios como novas soluções de armazenamento, gerenciamento de dados, segurança digital, inteligência artificial e computação na nuvem. Tudo isso pode ser traduzido como mais desempenho, agilidade e escalabilidade para empresas do mundo. O diferencial para as companhias que buscam se manter competitivas em um mercado tão concorrido e dinâmico. Mas já não tem mais muito segredo. O mundo corporativo sabe: tecnologia é o melhor investimento para sobreviver e crescer.

Com a escalabilidade, maior segurança, produtividade e redução de custos, a nuvem se tornou estratégia fundamental para que as empresas cresçam mais rapidamente. Ao lado da Microsoft, a Dell apresentou novas soluções de gerenciamento de dados e anunciou também que as duas gigantes estão expandindo a parceria para atender às necessidades de seus clientes e, assim, acelerar as transformações digitais. Nessa colaboração, Dell e Microsoft vão usar as tecnologias que já possuem para oferecer uma experiência em nuvem integrada e soluções de local de trabalho digital para abrir novas oportunidades e atender às suas necessidades em evolução.

Transformação Real

Menos complexo de entender, mas talvez mais difícil viver, o que chamou atenção foram as inúmeras discussões sobre o verdadeiro significado da tecnologia na humanidade. Antes de qualquer anúncio para soluções de nuvem ou o datacenter do futuro, Michael Dell, o chefão da empresa que leva seu sobrenome, abriu a semana hasteando a bandeira de que, acima de qualquer inovação, a tecnologia deve ser encarada como uma grande e poderosa ferramenta para facilitar nossa vida, ponto final.

Claro, o senhor Dell também fez uma análise rápida das últimas décadas e de quanta mudança a tecnologia já trouxe para as nossas vidas e para todos os setores da economia, sem exceção. Mas, segundo ele – que defende o que chamou de “otimismo tecnológico” – a grande surpresa ainda está por vir. E não vai demorar. O CEO da Dell disse acreditar que os próximos 30 anos serão revolucionários. Muito mais do que as últimas décadas. E, com o avanço da Inteligência Artificial, por exemplo, vamos viver uma verdadeira era de milagres, especialmente na saúde, com avanços que certamente chegarão à cura do câncer.

Depois desse pontapé inicial, diversas outras celebridades e grandes nomes do mundo da tecnologia, entre pesquisadores, empresários e visionários, discutiram a fundo a relação entre seres humanos e tecnologia. Na visão da Dell, todas as empresas, organizações e governos precisam refletir sobre seu papel nessa era digital. Mas antes disso, cada um de nós precisa fazer a mesma reflexão interna. Será que a gente tem uma relação saudável com a tecnologia?

Medo dos humanos

Definitivamente – pelo menos ouvindo tudo o que esse pessoal disse por aqui – a gente está longe dessa relação saudável com a tecnologia. Não dá para generalizar. Ou melhor, dá, sim! A mensagem é que não podemos nos tornar reféns da tecnologia. Hoje, redes sociais são usadas para disseminar ódio; os olhares sempre nas telas prejudicam relacionamentos; redes sociais inflam egos vazios.

O alerta é geral. Se olharmos para o futuro, parece que não tem mais volta. Mas a reflexão cabe a cada um. Smartphones consomem minutos preciosos de conversas, de carinho, de interação humana. Realmente, a evolução da tecnologia traz uma série de coisas boas. Como disse Michael Dell, promete uma nova era de milagres. Mas, em compensação, levou um monte de coisas importantíssimas que não voltam mais. Essa é a tecla que acabou desgastada aqui em Las Vegas.

Em um painel que discutia otimismo e felicidade na era digital, o músico e empresário Will.i.Am foi indagado sobre o seu maior medo em relação à tecnologia. A resposta que deixou milhares de pessoas em silêncio foi: “eu tenho medo é das pessoas”.

 

*o jornalista viajou a Las Vegas a convite da Dell Technologies



Fonte do Artigo

Anúncio